Nutrição

A Prática de Exercícios e os cuidados com a Nutrição Suplementar

a-pratica-de-exercicios-e-os-cuidados-com-a-nutricao-suplementar linnus-institute

Academias são ambientes de beleza, saúde, superação, descontração, relacionamentos… e, algumas vezes, de exageros, principalmente em relação ao uso de suplementos. A falta de bom senso e a utilização indiscriminada de anabolizantes, remédios e compostos deve ser levada a sério, e é imprescindível buscar orientação de um especialista antes de utilizar qualquer tipo de substância.

A toda hora surgem novidades. Quem treina certamente já ouviu falar de aminoácidos, mas a maioria não sabe ao certo do que se trata. “São compostos orgânicos formados por apenas uma molécula, responsáveis pela constituição da estrutura molecular dos seres vivos. Por isso, são essenciais à vida”, explica a médica Dra. Letícia Duarte Annetta, diretora técnica do Linnus Institute.

Existem diversos tipos de aminoácidos. Muitos não são produzidos pelo nosso corpo e devem ser adquiridos por meio de alimentos ou suplementos alimentares. “A ingestão de aminoácidos depende do objetivo de cada pessoa e também de como o seu metabolismo lida com a suplementação”, diz a profissional.

Entre os aminoácidos que não são produzidos pelo nosso corpo, estão os BCAAs, de cadeia ramificada, formados por L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Pesquisas recentes realizadas por médicos do National Center for Biotechnology Information, do Japão, revelaram que os efeitos anticatabólicos desses aminoácidos – a exaustão do músculo depois de um treino pesado – se estendem até bem depois dos treinos. “Isso quer dizer que, com o uso de BCAAs, mesmo que você passe um período sem fazer os seus exercícios regulares ou os reduza por um tempo, como nas férias, o volume de massa muscular não será reduzido”, explica a Dra. Letícia.

Existem suplementos para todas as necessidades. Se você é vegetariano, por exemplo, pode usar suplementos feitos de proteína isolada do arroz e proteína isolada da soja, que vão suprir sua necessidade proteica. “Independentemente da sua necessidade, se você deseja sucesso no ganho de massa muscular ou emagrecimento com saúde, é necessário seguir orientações de três profissionais: médico, fisiologista do exercício e nutricionista”, enfatiza a médica do Linnus Institute. E aí, é só se dedicar.

 

Como escolher o suplemento adequado?

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber que o uso de suplementos alimentares deve ser acompanhado por um médico e ser aliado a uma alimentação adequada e uma rotina de exercícios físicos. Tomando esses cuidados, você deve escolher o suplemento alimentar adequado ao objetivo do seu treino.

– Para aumento muscular: Creatina, L-Glutamina, BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), ZMA (zinco e aspartato de magnésio) e suplementos pré-hormônicos estimulam o ganho de força, de potência e ajudam o músculo a se recuperar da exaustão.

– Para perda de gordura: Existem nas lojas suplementos preparados especialmente para auxiliar o emagrecimento, o ganho energético e a resistência. Eles atuam suprimindo o apetite e decompondo a gordura.

– Para nutrição diária: Para manter o corpo devidamente nutrido, a proteína em pó, ácidos graxos e fibras são essenciais. Embora as fibras possam ser encontradas em alimentos do dia a dia, como frutas, os outros dois elementos são encontrados mais facilmente em suplementos alimentares.

+ Saiba mais