A beleza que combina com você
Habilidade e bom senso determinam as técnicas mais apropriadas para deixar seu rosto com aspecto mais jovem e saudável, sem perder a harmonia e a naturalidade
Quando você se olha no espelho ou tira uma foto, percebe que seu rosto está com aspecto cansado e triste? Ou, então, as suas rugas estão mais acentuadas e o contorno facial perdeu a definição e a jovialidade? O alívio para essas constatações é que todas as pessoas perceberão, um dia, os efeitos do processo natural do envelhecimento. Entretanto, é possível amenizar a ação do tempo, buscando alternativas para manter a aparência leve e descansada e a autoestima elevada. Para cada caso existe um procedimento capaz de amenizar as linhas de expressão, sulcos e rugas, flacidez e a perda de volume, sem causar danos à pele. E, o que é melhor: revitalizando a face e postergando a necessidade de uma cirurgia plástica.
O primeiro passo é entender qual a diferença entre os tratamentos mais utilizados. Certamente, você já ouviu falar em toxina botulínica, preenchimento facial, peelings, laser de CO² fracionado, luz pulsada e tantas outras técnicas e produtos específicos para a face. Porém, você sabe exatamente para que eles servem e onde devem ser aplicados?
Antes de consultar seu médico dermatologista e optar pelo tratamento mais adequado ao seu caso, é interessante conhecer um pouco mais sobre alguns desses procedimentos. A toxina botulínica é indicada para suavizar as rugas dinâmicas: da testa, da lateral dos olhos (“pés de galinha”) e algumas linhas entre as sobrancelhas. Ela diminui a contração muscular por um período de três a seis meses e, com isso, a pele fica mais lisa onde se formavam essas linhas. Entretanto, deve ser aplicada com cautela para não tornar o rosto estático, sem expressão.
Já o preenchimento facial é utilizado para áreas com perda de volume como o sulco nasolabial (“bigode chinês”), região malar (maçãs do rosto), redefinir o contorno dos lábios e do rosto e depressões na parte inferior das pálpebras (olheiras); enfim, pode ser usado onde houver necessidade de reposição do volume perdido. “O produto mais utilizado é o ácido hialurônico, substância reabsorvível pelo organismo, biocompatível e que dura de nove meses a um ano”, acrescenta a dermatologista.
A assistente administrativa Geovanna Sali Kaminski, de 32 anos, é um exemplo dos efeitos positivos do preenchimento facial com ácido hialurônico. “Estava incomodada com o ‘bigode chinês’ e as olheiras, que tentava clarear, sem resultado. Até que resolvi fazer o preenchimento. Rejuvenesci uns 10 anos! Meus familiares e amigos elogiaram o resultado e, com isso, me sinto mais confiante, bonita, mais vaidosa e com a autoestima elevada”, comemora.
Substâncias ideais
Presente principalmente na pele, o ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano para reter água, conferindo hidratação e volume. Com o passar do tempo, essa substância se degrada e o organismo diminui sua capacidade de repô-la. O resultado é a perda de volume, contorno e o aparecimento de rugas. “Existem várias densidades de ácido hialurônico para o preenchimento facial. Para o ‘bigode chinês’ por exemplo, utilizamos um produto mais denso, e para a região das olheiras, um produto menos denso. Contamos ainda com a hidroxiapatita de cálcio, que é utilizada para regiões com maior perda de volume, como maçãs do rosto e sulcos mais profundos. Sua durabilidade é em torno de 18 meses. Até mesmo as mãos podem ficar com um aspecto mais jovem por meio do preenchimento com essas substâncias”, esclarece a Dra. Deborah Torre.
A hidroxiapatita de cálcio é um composto sintético em gel absorvível pelo organismo. Seus principais componentes são o fosfato e o cálcio, que auxiliam na estimulação da formação proteica, tendo as mesmas características dos nossos ossos. “Portanto, é uma substância bem tolerada pelo organismo e estável no local da aplicação”, acentua a médica.
O bom resultado de um preenchimento está diretamente relacionado ao bom senso e habilidade do profissional, pois existem diversas marcas do produto no mercado, que variam não só de custo, mas também de qualidade e durabilidade. “É muito importante saber distinguir um produto do outro e conhecer seu diferencial, bem como optar pela densidade correta para cada finalidade, visando um resultado o mais natural possível”, adverte a especialista.
Prevenção
De acordo com a Dra. Deborah, os preenchedores estimulam a produção de colágeno e previnem o aprofundamento de linhas e rugas. “O preenchimento com ácido hialurônico é também uma forma de prevenção, embora beber muita água e ter cuidados com o sol sejam primordiais para se ter uma pele saudável e com aspecto mais jovem”, alerta.
Assim como a toxina botulínica, o preenchimento facial é realizado em consultório. Atualmente existem preenchedores no mercado que contêm anestésico em sua composição, tornando o procedimento mais confortável ao paciente. “Raramente, pode apresentar um pequeno hematoma no local da aplicação, que some em 10 ou 15 dias, sem deixar qualquer vestígio”, completa a médica.
Alta tecnologia para revitalização da pele
As rugas dinâmicas, formadas pela ação dos músculos faciais e visíveis somente com o rosto em movimento, e as rugas estáticas, formadas pela evolução das linhas de expressão ou pela diminuição de colágeno e ácido hialurônico na pele, visíveis mesmo com o rosto em repouso, são resultado do envelhecimento natural da pele.
A perda de contorno facial, as alterações de textura e firmeza da pele, além da perda de volume em algumas regiões do rosto, são as principais queixas. “O segredo está em associar procedimentos para atuar nos múltiplos sinais, como peelings para renovar o aspecto da pele e suavizar as manchas. O laser de CO2 fracionado é uma excelente tecnologia para eliminar as células superficiais do tecido, estimulando a produção de colágeno, indicada para rugas, cicatrizes de acne, manchas, estrias e revitalização da pele. O feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz e, por isso, atinge algumas áreas da pele, deixando outras zonas intactas, tornando a recuperação mais rápida”, destaca a dermatologista. A Dra. Deborah relata que o segredo da revitalização facial está em 4 Rs: Relaxamento muscular, para a atenuação das rugas dinâmicas; Redefinição de contornos para o tratamento das rugas estáticas; Reposição de volume em áreas alteradas pelo processo de envelhecimento facial; e Revitalização da pele, para a recuperação do seu viço e elasticidade.
Outra opção utilizada pelos dermatologistas, com ótimos resultados, é o Sculptra, uma substância sintética composta de ácido poli-L-láctico. “Trata-se de um produto biocompatível, portanto, não prejudica o organismo, e também é inteiramente absorvido pelo corpo”, explica a médica, informando que diversos estudos clínicos comprovam a segurança do ácido poli-L-láctico. O produto é injetado na derme profunda (a segunda camada da pele), ativando a produção de colágeno, aumentando a espessura da pele, suavizando as rugas e alterações no contorno do rosto. Em média, são necessárias de duas a três sessões de aplicação, com intervalo de 30 a 60 dias entre elas. De modo geral, O ácido poli-L-láctico (Sculptra) apresenta resultados após 40 dias da primeira aplicação. Ao término do tratamento, os benefícios podem permanecer por até dois anos.