Visão de Alta Performance
Novas tecnologias permitem a correção de erros refrativos em poucos minutos, melhorando a visão e o desempenho de atletas e esportistas, sem o uso de óculos
Praticar atividade física ou um esporte é hoje recomendação médica para uma pessoa manter-se saudável. Entretanto, há quem se sinta limitado em praticá-los com a desculpa de usar óculos ou lentes de contato para ter uma boa visão e o desempenho esperado. Na verdade, com as novas tecnologias empregadas na oftalmologia para a correção de erros refrativos – miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada) -, os esportistas não têm mais com o que se preocupar.
“Atualmente, com os avanços das técnicas cirúrgicas e das tecnologias de ponta utilizadas nos procedimentos, só não pratica seu esporte preferido quem não quer, porque os óculos e as lentes de contato deixaram há tempo de ser um problema para quem gosta de desafios”, afirma o oftalmologista Dr. Artur Schmitt, do Hospital Barigui de Oftalmologia, especialista em cirurgia refrativa pelo Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, considerado o melhor hospital de oftalmologia dos Estados Unidos.
Desempenho de atleta
Lógico que para exercitar-se ou ser competitivo no campo, nas pistas, quadras ou na água, você precisa garantir o melhor desempenho possível não só do seu corpo, mas também dos seus olhos – e de preferência sem depender de óculos ou lentes de contato. Seja no tênis, golfe, vôlei, corrida, ciclismo ou natação, entre tantos outros esportes, você precisa de uma acuidade visual que faça com que sua visão permaneça tão nítida quando você se movimenta como quando você está parado, a fim de que você possa enxergar uma bola, os obstáculos, os adversários e até pequenos detalhes à distância. É justamente essa qualidade e quantidade de visão que as cirurgias refrativas a laser e as lentes intraoculares vêm proporcionando às pessoas com defeitos de visão, especialmente esportistas e atletas de alta performance.
Se os óculos são limitadores na vida cotidiana, no esporte então são os principais vilões. Sem falar que as lentes de contato também não são ideais para uso em ambientes aquáticos ou que têm muita poluição e poeira. Felizmente, com os avanços da oftalmologia, os erros refrativos já podem ser corrigidos de forma rápida, simples e segura. O tratamento pode ser feito com modernos procedimentos a laser ou com técnicas de implante de lente intraocular, sem que o paciente sinta dor e com a vantagem de poder voltar às atividades normais no dia seguinte, e ao esporte, em poucos dias. “E o melhor: a maioria dos pacientes liberta-se por completo do uso de óculos para o resto da vida!”, acentua o Dr. Artur Schmitt, que atualmente participa do programa de Doutorado ( PhD) da UFPR.
Tecnologias inovadoras
A melhor indicação para quem quer praticar esporte com segurança, e se libertar dos óculos, é a cirurgia com o emprego do Excimer Laser, que pode ser associado a tecnologias específicas ; ao laser de femtosecond, que proporciona uma cirurgia 100% a laser, facilitando ainda mais a recuperação; e também a tecnologia personalizada com wavefront, que corrige particularidades ópticas do paciente, melhorando sua visão inclusive à noite, ao dirigir. Estas cirurgias para corrigir a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada) são realizadas em poucos minutos, sob anestesia tópica (colírios), e o paciente volta para casa e para suas atividades normais quase que imediatamente após o procedimento.
Implante de lente intraocular
A correção da visão por meio do implante de uma lente intraocular em substituição ao cristalino (lente natural do olho) permite que a pessoa enxergue bem a qualquer distância, tanto perto como longe. O implante leva de 5 a 15 minutos e também é realizado com anestesia somente na forma de colírio anestésico. Assim como no procedimento a laser, não é necessário internação e o paciente retorna para casa minutos após o procedimento. “No dia seguinte, a maioria dos pacientes já esta enxergando sem óculos”, destaca o especialista.
Faça uma consulta com um oftalmologista especialista em cirurgia refrativa para saber qual a melhor técnica a ser usada. “Assim, verificamos se você é um candidato ideal ou não, tanto para o implante quanto para o tratamento com laser, o que exige uma avaliação oftalmológica completa e alguns exames computadorizados”, finaliza Dr. Artur Schmitt.
+ Saiba mais