Rejuvenesça com a reabilitação oral
Em alguns casos, a harmonia dada ao rosto com o tratamento dentário pode ser comparada ao resultado de uma cirurgia plástica
A reabilitação oral sempre teve como finalidade maior devolver a saúde bucal e emocional do paciente, removendo doenças e restabelecendo a função da mastigação. Nos últimos tempos, com todo o avanço da tecnologia, o tratamento se tornou também um aliado fundamental para beleza facial. Algumas técnicas usadas na reabilitação oral chegam a deixar o rosto tão harmonioso quanto à realização de uma cirurgia plástica.
São restaurações de resina composta, prótese fixa, implante, prótese sobre implante, clareamento, facetas de porcelana e de resina, lentes de contato cerâmica, tratamento ortodôntico, para com isso corrigir a posição dos dentes, “entre outros procedimentos, que acabam por suavizar a flacidez facial”, esclarece a cirurgiã dentista Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora.
“Quando realizamos uma reabilitação oral, conseguimos devolver ao paciente uma dimensão que ele foi perdendo ao passar dos anos, pelo desgaste que os dentes sofrem e por trabalhos mal executados. Ao devolver a dimensão vertical daremos mais suporte ao lábio, aumentando seu volume, e diminuindo rugas ao redor da boca e do sulco próximo ao nariz.”
De acordo com Dra. Adriane, a formação de rugas e a profundidade dos sulcos podem ser evitadas ou diminuídas com visitas periódicas a um dentista especializado nesta área.
Como funciona
A reabilitação oral se inicia com a avaliação bucal completa e o encaminhamento do paciente para a realização dos procedimentos necessários para devolver a função de todo o sistema mastigatório e a estética do sorriso.
Quanto tempo leva?
O tempo de tratamento depende do número e do tipo dos procedimentos que precisarão ser realizados. “Tem casos que restabelecemos estética e função em apenas uma semana, porém os mais complexos precisam de um tempo maior.”
Ela explica que para se fazer uma reabilitação oral os pilares (dentes) necessitam estar tratados adequadamente. “Para isso, muitas vezes, é necessário realizar previamente tratamento de canal, tratamento de gengiva e em alguns casos instalar implantes”, diz.
“Todavia, realizamos o máximo de procedimentos a cada vinda do paciente ao consultório, para que o número de vezes que ele tenha que comparecer seja o mínimo possível”, finaliza.
Cabe no meu bolso?
Os tratamentos que envolvem tanto a reabilitação oral, como outros, direcionados somente à odontologia estética, estão cada vez mais acessíveis. Além disso, você também pode verificar com a clínica a melhor forma de pagamento. Em geral, essa parte é sempre negociável.
Saiba mais no tema da semana sobre Odontologia Estética
+ Saiba mais