Problemas para dormir por causa da rinite?
Saiba que há como desobstruir a respiração sem o uso de descongestionantes nasais e ainda evitar infecções por dormir de boca aberta
A rinite é um tipo de inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Somente a alérgica, considerada a mais comum, atinge de 25% a 30% da população brasileira. Mas, ela também pode ser causada por infecção, alguns tipos de medicamentos, estresse emocional e problemas vasomotores, entre outros. Da rinite vasomotora ainda se estudam as causas. Mas, independente do tipo, o fato é que ela incomoda durante o dia e também durante a noite, impedindo a pessoa de dormir bem, interferindo na sua qualidade de vida.
Em geral, o tratamento das rinites implica em afastar as substâncias irritantes (que provocam alergia na pessoa) tratar as infecções e remover cirurgicamente os obstáculos à livre drenagem das secreções, quando presentes. Mas, quem sonha em dormir bem, reduzindo ou se livrando do uso de medicamentos como anti-histamínicos e os conhecidos descongestionantes nasais, que podem causar mal à saúde, já pode contar com a ajuda de uma pequena placa intra-oral de silicone.
De fácil adaptação, ela não machuca e é colocada apenas na hora de ir para a cama. Não trata a rinite, mas, desobstrui áreas congestionadas ou que estão flácidas, na região nasal, facilitando a respiração pelo nariz, caminho correto para que o ar seja aquecido, filtrado e umedecido.
“Quando a pessoa respira por via nasal dorme melhor e ainda evita problemas de orofaringe, que podem ser frequentes e/ou agravados quando se respira com a boca aberta”, explica o cirurgião dentista, Marcello Tamura S. Brasil, graduado pela American Academy of Sleep Disorder, nos Estados Unidos, com especialidade na área respiratória, Odontologia do Sono, na (U.B.C) University of British na Columbia, no Canadá.
A plaquinha também é uma boa indicação para a rinite vasomotora. Menos conhecida, tem sintomas parecidos com os de outros tipos de rinite, mas, é causada em geral por vasos sanguíneos excessivos ou super sensíveis na membrana nasal. Ao virarmos de lado para dormir, o fluxo de sangue local aumenta, e esses vasos se dilatam ainda mais, obstruindo, na maioria das vezes um lado do nariz.
“Com a placa podemos melhorar a passagem de ar nessa região nasal, simplesmente aumentando a dimensão vertical, deslocando milimetricamente a mandíbula, evitando a abertura da boca.”
Estudos mostram que em mulheres grávidas ocorre um tipo de rinite vasomotora típica, associada à produção de estrógeno, que se instala no final do primeiro trimestre e desaparece imediatamente depois do parto. Nesse caso, a placa também pode ser uma grande aliada para um bom sono, tendo em vista que não é recomendado nenhum tipo de medicação durante a gestação.
Tratamentos
A placa intra-oral de silicone promove uma espécie de fisioterapia respiratória e pode ser utilizada em diversos problemas de distúrbio do sono, como Apnéia, Síndrome da Resistência das Vias Aéreas Superiores (SRVAS) entre outros afins. “Ela ensina o paciente a respirar corretamente, fazendo uma reeducação. Depois disso, o paciente volta a respirar normalmente.”
Uma outra alternativa para quem sofre com distúrbio do sono é o uso do CPAP, um aparelho composto por um compressor de ar, um tubo e uma máscara que injeta ar nas vias áreas. Porém, ele não reeduca a respiração, como no caso da placa de silicone.
+ Saiba mais