Fisioterapia

Os efeitos prejudiciais do salto alto

Atividade física e alongamento são as indicações para quem não abre mão do salto em seu dia a dia

Exclusivo Portal salto-alto+efeitos+prejudiciais+atividade-fisica+itc-vertebral_

Toda mulher tem ou já teve em seu armário sapatos de salto alto. Ícones da beleza feminina, eles deixam a mulher mais elegante, sensual e dão um ar de poder que encanta os homens. O problema é que seu uso contínuo pode trazer prejuízos à coluna, pois o corpo da mulher é projetado para a frente e, devido à ação da gravidade, gera um movimento de compensação em que o tronco é jogado para trás, aumentando a lordose lombar. “Com isso, uma lombalgia e, futuramente, uma hérnia de disco serão inevitáveis, lembrando também que o salto ainda causa encurtamento de musculatura posterior das pernas”, alerta o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.

De acordo com o fisioterapeuta, quanto mais alto o salto, maior o prejuízo à coluna, e é um mito achar que o salto plataforma é menos prejudicial. “Não há diferença; quanto mais alto o salto, mais a lordose aumenta”, alerta. Os problemas mais comuns para quem usa salto alto diariamente são: enfraquecimento do abdome, aumento da lordose lombar e lombalgias, as degenerações nos discos e o encurtamento muscular dos membros inferiores.

Dr. Giuliano esclarece que o nosso corpo não foi projetado para usar salto, mas se for preciso usá-lo ele recomenda escolher os mais baixos e para uso eventual. “A atividade física também é importante para combater o encurtamento muscular e fortalecer a musculatura da coluna, o que evita dores”, ressalta. Entretanto, para quem não abre mão do salto alto ou tem que usá-lo em seu dia a dia,a recomendação do especialista é fazer alongamento. “O importante é alongar a panturilha (musculatura posterior de perna) e as isquiotibiais (musculatura posterior de coxa), além de praticar um exercício físico frequentemente”, acrescenta.

 

Alerta às usuárias

Os sapatos mais prejudiciais à coluna são os saltos altos acima de 6 centímetros, uma vez que quanto maior o salto maior é a pressão que o corpo exerce sobre os pés. Sem falar que esse problema pode ser agravado se o tipo do sapato é de ponta fina, em que os dedos são pressionados ao formato, causando deformidades. Além disso, o uso contínuo dos saltos altos pode criar joanetes, aumentar a pressão na ponta dos pés, agravando problemas já existentes, e atrofiar o tendão de Aquiles. Por isso, na hora de comprar o seu modelo preferido, pondere todos estes riscos e preserve a sua coluna!

+ Saiba mais

Artigos Relacionados