Mommy Makeover
Cirurgias combinadas que encantam mulheres de todo o mundo a resgatarem o corpo após a(s) gestação(ões)
As fases da gestação e pós parto são períodos especiais para a mulher, pois como o foco passa a ser o bebê é comum que o cuidado com o corpo fique um pouco de lado. Porém depois dessa fase, a flacidez, as estrias e os quilinhos a mais passam a incomodar as mamães de primeira viagem (de segunda ou terceira viagem também), ainda mais quando se vêem mulheres famosas, que recentemente foram mães, retomarem o corpo rapidamente como se já tivessem passado anos.
É claro que após o nascimento é importante manter os cuidados com a saúde e com o corpo, porém com um filho pequeno, é ainda mais difícil cuidar da alimentação e realizar atividades físicas regulares, fundamentais para a recuperação.
Conhecida entre as americanas, um grupo de cirurgias combinadas chamada de “Mommy Makeover” vem se tornando bastante popular também no Brasil. As cirurgias mais comuns são as do abdomen (abdominoplastia), lipoaspiração e as cirurgias para levantar os seios (mastopexia) com ou sem próteses , realizadas de forma conjunta.
O cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes nos conta que são muito procuradas as cirurgias após o período da gestação, porém alerta que é necessário avaliar cada caso individualmente e aguardar um período após a gestação para poder realizar os procedimentos. “É necessário passar pela avaliação médica para identificar as principais queixas e quais as cirurgias indicadas, quantas gestações passou e se tem intenção de ter mais filhos”, explica o cirurgião.
Muitas mães, na busca de recuperar seu corpo após a gravidez, esquecem que o corpo sofre diversas transformações físicas, psíquicas e hormonais em até seis meses após o nascimento do bebê e acabam gerando muitas expectativas para esse período.
Segundo o cirurgião o primeiro passo sempre é a prevenção através dos hábitos de vida, atividade física , boa hidratação da pele na barriga, seios, coxas e bumbum no 2@ e 3@ trimestre da gestação e alimentação equilibrada, porém recursos como a cirurgia plástica e os tratamentos estéticos são essenciais quando se pretende resgatar a boa forma corporal após a gravidez.
No caso de cirurgias combinadas, o principal benefício é justamente o tempo de recuperação. “Como os procedimentos acontecem no mesmo ato cirúrgico, a recuperação do paciente é simultânea, evitando que a pessoa passe novamente por outra cirurgia, com mais uma anestesia , novos remédios , novas drenagens linfáticas e todo um novo período de recuperação”, afirma o cirurgião.
Ainda assim do ponto de vista financeiro a associação de procedimentos é vantajosa devido aos gastos com internação e medicamentos pós-operatórios serem realizados de uma só vez.
Lipoaspiração
A principal cirurgia procurada após a gestação é justamente a Lipoaspiração ou a Lipoescultura, principalmente para eliminar as gorduras localizadas no abdômen coxas, glúteos e quadris que incomodam mesmo após o período de recuperação.
Abdominoplastia
Alterações físicas e hormonais no abdômen são as mais evidentes em decorrência da extensão do útero, pele e afastamento dos músculos da barriga ( diástase dos retos abdominais), além do surgimento de estrias e flacidez.
Cirurgia nos seios (Lifting Mamário)
Após a gestação e amamentação as mamas sofrem um grande aumento devido a produção do leite, porém quando esse período acaba é comum que as mulheres se queixem que eles fiquem mais caídos ou apresentem flacidez e estrias locais. A cirurgia de lifting mamário visa corrigir esse problema retirando o excesso de pele e promovendo a elevação das areolas e dos mamilos. Já quando há o desejo de aumentar as mamas ou ter um como mais marcado, uma boa opção é o implante de próteses de silicone.
+ Saiba mais