Games: de vilões a mocinhos
Eles já foram considerados vilões! Já levaram a culpa por diversos distúrbios de saúde, como: obesidade e agressividade, hoje pesquisas revelam que vários jogos fazem bem a saúde
O videogame ultrapassou a barreira do entretenimento e não é mais um brinquedo destinado apenas para o público infantil. Ano após ano surpreendem novos e antigos fãs, com consoles altamente desenvolvidos e livres de controles , são volantes,controles,pistolas e outros aparatos a disposição dos jogadores. Os jogos conquistam a cada dia mais adeptos, inclusive pessoas da terceira idade.
Games voltados para o setor da saúde vêm ganhando espaço no mercado e se transformando em importantes ferramentas para a recuperação de pacientes. Os benefícios são inúmeros. Os jogos eletrônicos criados para aumentar a adesão de doentes a seus tratamentos e promover hábitos saudáveis já representam 15% do mercado de games. A idéia é personalizar o game para recriar uma realidade próxima a vivida pelo paciente ou por quem simplesmente usa como método para praticar atividade física.
De acordo com o Educador Físico Everton da Silva de Jesus, de 28 anos, a prática de atividades físicas feitas regularmente através de games que promovem saúde traz inúmeros benefícios. Promove melhora da coordenação motora, equilíbrio, atenção, reflexo, condicionamento físico, entre outros.
O game Wii Fit, por exemplo, conta com um controle baseado no movimento do corpo. Uma balança com sensores proporciona aos usuários realizarem exercícios aeróbicos. Varias situações são simuladas, são corridas de carros, tênis, boxe e outras que obriga o jogador a realizar os movimentos idênticos ao jogo. O game também mede o índice de massa corporal e cria um programa de exercícios personalizados que gradualmente vai se tornando mais desafiador enquanto dá dicas de saúde e de como manter uma boa condição física entre um exercício e outro.
Everton destaca que a queima calórica é menor se comparada com atividades físicas tradicionais. O jogo tem curta duração, insuficiente para que ocorra a queima calórica que acontece somente a partir dos 30 minutos de atividade constante. Segundo ele, a queima de calorias pode ocorrer quando praticada com uma intensidade suficiente para acelerar o metabolismo. Apesar de inúmeros benefícios as atividades praticadas nos games não substituem as convencionais. Pois tem movimentos específicos para os jogos e não podem valer única atividade física regular que se trabalha em cima de um objetivo visando à saúde da pessoa.
O Educador Físico acentua que os jogos, quando praticados corretamente, melhoram a resistência, articular, muscular, velocidade de raciocínio, coordenação e resposta motora. Mesmo que pareça brincadeira de criança existe a necessidade de fazer alongamento e um aquecimento para evitar qualquer tipo de lesão. “A atividade mal praticada pode causar lesão por esforço repetitivo (L.E. R), Bursite, estiramentos musculares, dores agudas localizadas entre outras”, explica Everton. Ele constata que os exercícios praticados através dos games também são restritos para pessoas com problemas de saúde. “Pessoas cardíacas e hipertensas devem ficar atentas a sua freqüência cardíaca, pois podem ocorrer conseqüências graves como uma parada cardíaca”, afirma o Educador Físico. É importante ter conhecimento da própria saúde para se tornar adepto.
A hidratação do corpo durante a prática de atividades através dos games, como em outras atividades tradicionais é de extrema importância. Seu corpo perde muito líquido através do suor, por isso durante um exercício intenso 90% da água que você gasta, é eliminada através do suor. O suor é composto de 99% de água, alguns nutrientes, principalmente como sódio e cloro, e em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco. A ingestão inadequada de líquidos durante a atividade física pode levar a um quadro de desidratação e risco de sérias complicações.
Um grande destaque no mercado de games é o Kinect, que surgiu de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade. O Kinect usa um sensor de movimento para rastrear corpo inteiro do jogador. Enquanto ele joga, não são apenas as mãos e dedos que participam do game, mas ele por completo. Isso significa que para jogar é só levantar do sofá e se divertir. Enquanto joga, o Kinect cria um esqueleto digital do Avatar do jogador baseado em toda a informação armazenada. Por isso, quando o jogador se mover para a esquerda, para direita ou pular, o sensor vai processar o movimento e transferir para o jogo.
O Play Station 3, também está na disputa dos jogos que reproduzem atividades físicas. O FIFA 2010 é um game altamente popular e está entre os mais vendidos. Este jogo traz a experiência do futebol direto para a sala de estar dos jogadores através dos seus efeitos surpreendentes e novos controles de áudio. Esse game é capaz de trazer para seus jogadores todas as emoções do futebol. O Call of Duty: Black Ops, é um game traz uma autêntica sensação de o que os soldados Black Ops realmente passam quando lutam em condições perigosas. Este jogo é inspirado em eventos reais e verdadeiros, que vão lhe dar uma emoção real de como é essa experiência para os soldados que lutam em combate corpo a corpo. O jogador também terá a chance de lutar com uma deslumbrante variedade de armas, todas inspiradas na real era da Guerra Fria e neste período de tempo.
Além de serem usados para incentivar as atividades físicas os games para saúde vieram para ficar porque eles combinam inovação tecnológica e humanização do tratamento. O objetivo é auxiliar o tratamento dos pacientes, desde aqueles que estão atravessando uma grave enfermidade, até os que demandam procedimentos mais leves, como a fisioterapia. Há mais de 300 games voltados à saúde em todo o mundo. Um bom exemplo e o “Re-mission” destinado a crianças e adolescentes com câncer, o game trás um robô que viaja pelo corpo de um paciente fictício e destrói as células cancerígenas, combate as infecções e ameniza os efeitos do tratamento.
Já existem terapias onde os videogames são usados para tratamento de dependentes químicos. O game recria um cenário virtual onde o dependente pode enfrentar as tentações do mundo real em companhia de um terapeuta..
Outra boa aplicação de games para auxilio em tratamentos de saúde é o DETECT, um dispositivo composto de óculos de RV, Headphone e controle que pode detectar o mal de Alzheimer em dez minutos, antes mesmo dos sintomas aparecerem. No processo o usuário passa por testes visuais e auditivos que avaliam capacidades como tempo de reação e memória.
O game gratuito “The Incredible Advenures of the Amazing Food Detective” ensina crianças entre nove e 10 anos sobre nutrição e exercícios. As crianças escolhem uma entre diferentes aventuras que envolvem a solução de uma misteriosa epidemia de hábitos pouco saudáveis. O game ensina a calcular a calcular a quantidade de açúcar presente nos refrigerantes. Depois de 20 minutos o jogo é desligado automaticamente, forçando os jogadores a praticar uma atividade diferente pela próxima hora.
Jogar estimula a capacidade de solucionar problemas e auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades como, por exemplo, a coordenação e os reflexos. Auxiliam na capacidade de socialização das pessoas e ajudam a desenvolver habilidades. Como podem ver os videogames nos proporcionam mais coisas boas que ruins, desde que, claro, sejam usados com controle. A verdade é que os jogos estimulam a imaginação, divertem, entretém e auxiliam para uma qualidade de vida e saúde ainda melhor.