Dores no Pescoço
Várias são as causas para a ocorrência de dores na região cervical, porém a prevenção e o tratamento adequado prometem acabar com esse mal
Você sente dores no pescoço ou na nuca? Percebeu que depois de ficar muito tempo digitando no celular, tablet ou passar horas trabalhando no computador, a dor sentida nesta região é praticamente insuportável? Este é o alerta que o faz médico fisioterapeuta e especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com formação em podoposturologia, Dr. Victor Marcassa Neto.
Causas da Dor no Pescoço (cervical)
“Várias são as causas para a ocorrência de dores a nível cervical, tais como stress, disfunção da ATM – Articulação Tempero Mandibular, distúrbios visuais, má regulação dos óculos, patologias posturais ascendentes (vindas dos pés), escoliose, maus procedimentos ortodônticos, dentre outros. O mau estilo de vida como sentar de forma errada, TV no quarto, tablets e celulares são hoje os maiores vilões para o aparecimento de dores na coluna cervical. Esta afecção atinge pessoas de todas as idades”, alerta o especialista.
A coluna cervical é capaz de suportar os quase sete quilos da cabeça humana e dar ao pescoço a possibilidade de movimento. “Ela é formada por sete vértebras e uma alteração na postura se apresenta a nível cervical em tensão muscular e/ou bloqueios funcionais vertebrais, resultando em pinçamento nervoso, formação de hérnia de disco, artrose, dores, disfunção na ATM, problemas visuais, etc. Estes bloqueios vertebrais são sempre os mesmos para a mesma pessoa ocorrendo a nível C1-C2 [primeiras vértebras] ou C1- occipital [luxação traumática]”.
Tratamento da Dor no Pescoço (cervical)
Segundo Dr. Victor, quando se fala em dores no pescoço, a coluna sempre está envolvida direta ou indiretamente e por isso são várias as formas de tratamento. “Desde uma correção postural, massagens, osteopatia, fisioterapia, oftalmologia, dentistas até cirurgia. A melhor forma de se tratar tal problema é atuar na causa da dor, ou seja tirar o bloqueio vertebral e a tensão”.
Uma técnica assertiva para tratamento e eliminação das dores na coluna cervical é o uso das palmilhas, chamada de podoposturologia. “As palmilhas atuam diretamente no problema funcional que o sistema tônico postural esteja apresentando. Seu uso permite o desbloqueio vertebral e o alívio das dores e das tensões pela reprogramação do sistema tônico postural e decorrente alinhamento corporal, cintura pélvica, escapular e coluna”, explica o fisioterapeuta.
Marcassa explica que entre 45 e 90 dias os resultados podem ser observados. “O tratamento com palmilhas é indicado para os problemas na coluna cervical e é, na atualidade, uma das soluções mais eficazes e duradouras”, finaliza.
+ Saiba mais