Dicas para a sua saúde bater um bolão nesta Copa
Exclusivo Portal
A Copa do Mundo FIFA já começou, o país inteiro está vibrando a cada jogo e as emoções estão a mil. Mais do que enfeitar a casa, fazer muito barulho e vestir a camisa de nossa seleção, é preciso estar atento a saúde para torcer com toda energia para o nosso time conquistar o hexacampeonato, por isso, seguem algumas dicas:
Alimentação: Nestes dias de festa, é muito importante ter cuidado com o que se come, afinal, ninguém quer ter o inconveniente de perder um gol por mal estar estomacal ou intestinal. Pipoca e alimentos a base de milho são altamente indicados, pois são ricos em fibras e vitamina E, que atua como oxidante. Alimentos leves são bem-vindos! Outra grande dica é beber bastante água, não apenas para ficar hidratado, mas, regular a temperatura corporal e acelerar o metabolismo.
Álcool: Como em qualquer período de festa, a Copa do Mundo é um período que o consumo de bebidas alcólicas aumenta e futebol remete quase que automaticamente a cerveja. Se você abusar da bebida, abuse também de água de coco, que hidrata e repõe minerais; refrigerante de limão, que estimula a produção da enzima ALDH, que metaboliza o álcool; tomates, ricos em vitamina C, glutationa e potássio; espinafre, que contém potássio e ácido fólico, vitamina C e enxofre, nutrientes que ajudam a eliminar os sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado; grãos integrais, ricos em vitamina B e ácidos, que são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado.
Coração: se o futebol é o esporte mais amado no Brasil, a atenção com o coração deve ser especial. Segundo um estudo sueco, na Copa de 2002, a incidência de morte súbita cardiovascular aumentou 63% durante o evento e na Copa da Alemanha, em 2006, os casos de emergências cardíacas cresceram mais de duas vezes. Por isso, principalmente quem tem histórico de doenças vasculares deve ficar ainda mais atento as altas descargas de adrenalinas, que aumenta a frequência cardíaca, o número de batimentos e a pressão arterial sobe.
Audição: barulhos muito alto por longos períodos podem causar danos permanentes para a audição e este é o momento de muitos gritos, buzinas, apitos, fogos de artifícios e toda espécie de barulho no volume máximo, o que pode gerar zumbidos nos ouvidos, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão arterial, gastrites, úlceras e, em alguns casos, impotência sexual. Por isso, tente manter distância dos focos de barulho e, se possível, afaste-se por dez minutos a cada hora do agito todo.
Voz: quem não quer gritar a plenos pulmões os gols do Brasil? Mas, é preciso redobrar os cuidados com a voz nesse período. Portanto, beba bastante água e devagar, o que obriga a fazer pequenas pausas, poupando as cordas vocais. Mantenha uma alimentação leve, evite o choque térmico de muito quente ou muito gelado e controle o uso de bebida e tabaco.Na hora de gritar gol ou xingar o juíz, cuidado, senão no dia seguinte será recompensado com uma grande rouquidão.
Pés: Este também é um período em que os pés sofrem, pois além de aguentar o peso de todo o corpo por longas horas, tem também os pulos e aqueles que batam os pés por descodarem de um lance. Quando possível, sente-se e deixe os pés descansarem e, se necessário, recorra a escalda-pés, com água morna e sal grosso para diminuir inchaços e aliviar o cansaço.
Aproveite as dicas e “mantenha-se em campo” na Copa do Mundo!