Avanços da Medicina

Cirurgia Bariátrica está entre as principais soluções para o mal da obesidade mórbida

A avaliação e orientação de diversos profissionais no diagnóstico e indicação da cirurgia

Exclusivo Portal obesidade-morbida+cirurgia-bariatrica+dr-paulo-nassif_

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, é apontada por especialistas da área da saúde com uma das principais soluções para a obesidade mórbida. Esse mal moderno, que está se tornando uma epidemia mundial, representa a segunda causa de morte evitável, no planeta. Em muitos países, já é um problema de saúde pública. No Brasil, estima-se que entre 1,5 milhão e 2 milhões de brasileiros sofram com obesidade mórbida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a primeira recomendação para o tratamento da obesidade é a adoção de hábitos saudáveis, como dieta leve e exercícios físicos regulares. Em seguida, tenta-se controlar a doença por meio de remédios, os conhecidos emagrecedores. Somente depois desses procedimentos e quando médico e paciente estão convencidos de que se esgotou a tentativa de tratar a obesidade, exclusivamente, pela mudança do estilo de vida, recorre-se à cirurgia bariátrica e metabólica.

“A obesidade mórbida tem sido tratada com sucesso há algum tempo por meio das cirurgias bariátricas. Elas objetivam uma acentuada e duradoura perda de peso, reduzindo as taxas de mortalidade e resolvendo, ou minimizando, uma série de doenças associadas à obesidade grave”, explica o médico Paulo Nassif, cirurgião do aparelho digestivo.

Será que sofro de obesidade mórbida?

A obesidade é uma doença definida como excesso no acúmulo de gordura no corpo. Quando esse excesso atinge grandes proporções, passa a ser considerada obesidade mórbida.

O cálculo do Índice de Massa Corporal, IMC, que é obtido dividindo-se o peso (em quilos) pela altura elevada ao quadrado (em metros) é uma das maneiras mais práticas e utilizadas para detectar o problema. “Se o resultado for igual ou superior a 40, significa que esse paciente é portador de obesidade mórbida e precisa buscar orientação médica especializada.”

 

Precauções

Antes de se submeter ao procedimento, o paciente deve ter a certeza de que está nas mãos de uma equipe médica de confiança e que todas as precauções serão tomadas. Entre os cuidados do pré-operatório, estão exames laboratoriais, avaliação e orientação de uma equipe médica multidisciplinar (cirurgião, endocrinologista, fisioterapeuta, psicólogo, cardiologista, pneumologista e nutricionista).

“Essa equipe, além de avaliar e orientar o paciente deve auxiliá-lo a fazer uma auto-análise para saber se ele está de fato convencido e disposto a mudar seus hábitos de vida. Essa é a garantia de sucesso do tratamento”, ressalta Paulo Nassif.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados