Atividade física e Exercícios ajudam a evitar as dores durante a gravidez
Alongamento, relaxamento e pilates são os exercícios mais indicados para gestantes
A gravidez para algumas mulheres é um período tranquilo, para outras nem tanto. Não há como negar que as mudanças corporais internas e externas transformam toda a rotina, e por vezes ocasionam dores e desconfortos que se prolongam pelos meses de gestação.
Lombalgias, hérnia de disco, crises do nervo ciático e a síndrome de piriforme (dor na região glútea em decorrência de irritação no nervo ciático) são as lesões mais comuns durante esse período. Isto ocorre porque com o ganho de peso durante a gravidez, principalmente na região do abdômen, as mulheres sofrem algumas alterações na região lombar devido à ação da gravidade. “Com o aumento da curvatura da coluna originando a lordose, torna-se quase inevitável o surgimento de lombalgias, que são os problemas de coluna”, explica o Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.
Medidas preventivas como atividades físicas de baixo impacto são as mais recomendadas pelo especialista para prevenir as dores da coluna, não só no período da gravidez, mas também após o nascimento do bebê. “Além dos cuidados com a postura no dia a dia, alongamentos leves, relaxamento e pilates são as atividades mais indicadas para se evitar dores neste período”, afirma o fisioterapeuta.
Pré e Pós-parto
Dr. Giuliano recomenda ainda que após o nascimento do bebê, a mulher deve tomar alguns cuidados na lida com seu filho, como fazer movimentos de torção e flexão de coluna. “As posturas inadequadas podem ser evitadas com o uso de um trocador e uma banheira na altura dos cotovelos, e a mulher deve sempre flexionar os joelhos ao colocar o bebê no berço ou sobre a cama, evitando curvar as costas”, acrescenta. Durante a amamentação, ele sugere também o uso de uma poltrona confortável em que a mulher fique com a coluna totalmente apoiada. “São medidas simples, mas que podem evitar dores e desconfortos”, finaliza o especialista do ITC Vertebral Curitiba.
+ Saiba mais