Artrose no Joelho
Tratamentos que combatem um mal silencioso que ataca não somente os idosos, mas também jovens com sobrepeso e até atletas
É bastante comum encontrarmos alguém que sofre com a artrose nos joelhos. Conhecida também como gonartrose, a artrose nos joelho é uma doença bastante comum em quem força demais as articulações como os atletas e também atribuída diretamente ao excesso de peso e a obesidade, doença em evidência nos dias atuais, além de bastante comum em idosos. Os especialistas afirmam que se a patologia não for diagnosticada corretamente, as dores podem piorar e dificultar ainda mais a vida daqueles que a sofrem.
“Artrose é o nome que se dá ao processo de degeneração e desgaste da cartilagem articular. A articulação do nosso joelho é formada por três ossos unidos entre si (fêmur, tíbia e patela) e suas superfícies ósseas são revestidas por cartilagem. E é o desgaste dessa superfície que impede os ossos articularem entre si”, explica Dr. Adriano Karpstein, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva, cirurgião do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba.
Tratamentos para artrose no joelho
Não existe ainda disponível um tratamento que cure a artrose e é preciso estar atento às “ofertas de cura” por aí disponíveis. “Semente de sucupira, unha de gato, semente de abacate, garra-do-diabo, argila medicinal, óleo de andiroba, de alho, de amêndoas, entre outros tratamentos populares não funcionam. A dor é o principal sintoma da artrose e alguns tratamentos podem retardar a progressão da doença e até mesmo evitar a colocação de uma próteses”, alerta o profissional.
Uma das técnicas mais recomendadas atualmente para o tratamento de artrose no joelho é a viscossuplementação. Dr. Adriano Karpstein explica que ela consiste na infiltração de um medicamento diretamente no joelho doente. “Semelhante a um gel, o medicamento, à base de ácido hialurônico, funciona como um lubrificante, diminuindo o atrito entre as superfícies em contato e o processo inflamatório. Consequentemente diminui-se a dor do paciente”.
O procedimento pode ser realizado em consultório e é feito com anestesia no local. “Entre as recomendações, pede-se ao paciente que evite grandes esforços nos primeiros dias depois da aplicação. A viscossuplementação pode ser uma excelente alternativa para os pacientes com artrose do joelho”, declara o especialista.
Quando todos os tratamentos menos agressivos deixam de funcionar, indica-se a cirurgia de prótese de joelho.
+ Saiba mais