Agora é que são elas
Bandagem, luva, caneleira.. artefatos cada dia mais comuns na rotina das mulheres que buscam uma atividade dinâmica e de quebra eliminar os quilinhos extras
Sucesso há alguns anos no cenário mundial, o MMA ou Mixed Marcial Artes como é conhecido se tornou popular não somente para atletas, mas para quem busca uma forma de gastar energia, ter mais disciplina e de quebra eliminar os quilinhos extras. E quem pensa que esta atividade atrai apenas os homens, se surpreende pelo número de mulheres no tatame. É cada vez mais comum ver mulheres praticando esportes que antes eram predominantemente masculinos tidos como agressivos e violentos como o Muay Thai e o JiuJitsu e até aulas específicas voltadas para elas.
A luta vem sendo uma ótima opção para quem busca definir o corpo e emagrecer de forma saudável e dinâmica e até uma forma para desestressar após um dia cheio, já que os treinos costumam ser bastante intensos. Mas se engana quem pensa que é moleza para elas. As artes marciais são levadas a sério por quem as pratica. Segundo o professor e instrutor de MuayThai Rafael Waslov, muitas mulheres chegam aqui apenas querendo uma atividade física e acabam se apaixonando pela luta e buscando mais conhecimento e técnica a ponto de buscarem a graduação até a faixa preta.
Praticante desde 2011, Tatiana M. dos Santos buscou no Muay Thai o estimulo que precisava para acabar com o sobrepeso depois de passar por problemas de saúde e encontrou muito além do que esperava. “Me apaixonei pelo esporte, porque o MuayThai me trouxe auto-estima, saúde e qualidade de vida! E o principal: amor próprio. Meu maior troféu vai ser chegar a faixa preta e ajudar outras pessoas!” relata.
Até o ambiente da luta vem mudando com a presença delas no esporte. Como é cada vez maior a presença feminina tanto como praticantes das artes marciais e como expectadoras em eventos, melhorou muito o respeito e o convívio entre homens e mulheres nos tatames, relata Jetron Amaral, faixa preta e lutador profissional da Strikers House.
Os benefícios de uma arte marcial como o MuayThai, por exemplo,vão muito além do gasto calórico e musculatura definida. Além de melhorar a flexibilidade, aumentar a força e agilidade, auxiliam o funcionamento do sistema imunológico e coordenação motora beneficiando o corpo e a mente.
+ Saiba mais