Muito mais que um sorriso perfeito
O tratamento ortodôntico vai além de oferecer uma nova estética ao paciente; às vezes, é uma necessidade para que outros procedimentos possam ser realizados
Não é apenas para devolver ao paciente um sorriso estético e bem alinhado que se faz necessário o uso de um aparelho ortodôntico. Ele também é um grande aliado de outras especialidades da Odontologia, por exemplo, na melhora das condições para a colocação de implantes, uma vez que ajuda abrir espaço na arcada, possibilitando o posterior encaixe correto do dente. “A Ortodontia não tem apenas função estética, apesar de esse ser o motivo que leva a maioria das pessoas ao consultório. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente prejudicam a higienização, além de causarem um estresse adicional aos músculos de mastigação, levando a dores de cabeça, nos ombros, pescoço e problemas na ATM [articulação têmporo-mandibular]”, explica o cirurgião-dentista Dr. Eurides Gurkewicz, especialista na área.
Ou seja, colocar aparelho depois de adulto não é pura vaidade, mas sim um passo essencial para restabelecer o correto encaixe dos dentes e possibilitar que outros tratamentos sejam feitos. O sorriso perfeito e uma face mais harmoniosa são consequências de um bom tratamento. “Se o problema da má oclusão dentária não for resolvido na infância ou na fase adulta, na velhice as dores ocasionadas por essa disfunção serão grandes”, avisa o ortodontista.
Dentista da família
O empresário Leonido Werner, de 58 anos, sempre cuidou dos dentes, até que chegou o momento em que, para dar continuidade aos tratamentos, precisou colocar o aparelho fixo. “Meu caso era engraçado pois, na minha idade, eu ainda tinha um dente de leite. Só que isso prejudicou o crescimento do outro dente, permanente, que ficou incluso no céu da boca. Isso me atrapalhava muito, pois vivia com medo de comer algo mais duro e quebrar esse dente. Dr. Eurides me recomendou, então, o uso do aparelho para puxar esse dente permanente até o lugar do de leite”, conta o empresário.
Foram cerca de dois anos com o aparelho. Werner se adaptou tranquilamente e não teve problemas em colocar o aparelho nessa etapa da vida. “O que eu queria era resolver o meu problema. Foi um trabalho que exigiu muita técnica e experiência para o preparo. Como já tinha muita confiança no profissional, encarei todo o tratamento numa boa”, afirma.
Dr. Eurides, que também é especialista em periodontia e prótese, explica que depois que os dentes estavam todos nos lugares corretos, o aparelho foi retirado e a parte da prótese foi realizada, seguida também de um clareamento. “O trabalho todo é exclusivo, cada etapa e cada processo foi feito com muito cuidado. Não é à toa que meu sorriso conquistou toda a família, primeiro minha esposa e agora meu filho, que passaram a frequentar a clínica. Todos se sentem à vontade pelo atendimento e estrutura. A cada dois meses, passo por lá para fazer profilaxia, uma higienização, tenho um sorriso fantástico e posso comer de tudo sem medo”, comemora o empresário.
Graças aos grandes avanços na área da Ortodontia, hoje existem aparelhos dentários mais estéticos e confortáveis, como os de porcelana ou cristal de safira, que mantêm sua cor translúcida por todo o tratamento e ainda possuem cantos mais arredondados, tornando-se mais confortáveis quando comparados aos metálicos. Eles são tão discretos que até atores e pessoas que trabalham na mídia usam, sem comprometer sua aparência e sem prejudicar seu trabalho em público.
O tempo de uso também diminuiu. Com isso, o tratamento de uma criança ou adolescente dura de seis meses a dois anos. Para o adulto, que possui ossos mais calcificados e, portanto, mais difíceis de serem trabalhados, o tempo, em média, é de dois anos.
A idade mínima para o início do tratamento ortodôntico é de oito anos e, segundo Dr. Eurides, os procedimentos podem ser feitos durante todas as fases da vida. Geralmente, para crianças e adolescentes são indicados por razões funcionais e estéticas. Já nos adultos, além destas razões, eles são utilizados para ajudar na colocação de implantes, próteses e para prevenir ou eliminar as dores na ATM.
Com essas novas tecnologias e aparelhos menos visíveis, o caminho para o sorriso perfeito ficou muito mais fácil e curto.