Dermatologia

Tempo de cuidar da pele

Quando a prevenção e o tratamento andam de mãos dadas, a beleza agradece

Independente da idade, cada pessoa tem suas próprias características no que se refere a pele, mas os cuidados e a prevenção, são sem dúvida a premissa e o “remédio” para manter uma pele saudável.

Os fatores externos e a falta de cuidado são, de fato, o que acarretam danos precoces a pele e comprometem sua saúde e vitalidade ao longo da vida. O envelhecimento é um processo natural, mas existem outros fatores como a genética, o tabagismo, radiação solar e os fatores ambientais como poluição e o tipo de iluminação a que estamos expostos dentro dos ambientes. “Muitas vezes o paciente é bem jovem, mas já apresenta marcas de expressão por diversas razões, neste caso há inúmeras indicações clínicas para realizar procedimentos que possam suavizar essas marcas e prevenir sua progressão”, aponta a médica dermatologista Dra. Deborah Torre.

A prevenção e suas multiformas

Mesmo na correria do dia a dia, é possível preservar sua pele com cuidados diários como uma limpeza correta da pele, o uso adequado de hidratantes, a proteção solar mesmo em dias nublados ou dentro de ambientes fechados, ingerir bastante água e ter uma alimentação saudável. Muitos estudos comprovam que a falta desses cuidados aumenta consideravelmente o envelhecimento cutâneo e as marcas aparentes na pele.

Buscar um tratamento que estimule a produção de colágeno é uma decisão acertada.

Começar um tratamento dermatológico com prevenção, evidentemente é uma ótima opção para se obter resultados positivos a longo prazo. A dermatologista Deborah Torre explica que hoje temos várias técnicas que possibilitam prolongar a vitalidade e o aspecto jovem da pele, principalmente as que estimulam a produção do colágeno. “Com o tempo começamos a diminuir naturalmente a produção de colágeno, como consequência a pele vai perdendo a firmeza e os sulcos faciais ficam mais evidentes, para isso contamos com bioestimuladores injetáveis, peelings e lasers “, esclarece.

Tratamentos

Toxina Botulínica: A toxina botulínica tipo A (Botox®), é um dos procedimentos mais realizados no tratamento de rugas dinâmicas, como “pés-de-galinha”, rugas da testa e entre as sobrancelhas. A toxina também funciona como uma forma de prevenção, já que diminui a contração muscular, evitando assim o aprofundamentos destas linhas.

Ácido Hialurônico: O ácido hialurônico é um dos produtos utilizados para preenchimento, e que pode ser aplicado tão logo surjam os primeiros sinais de envelhecimento. Ele é muito usado para preenchimento de sulcos nasogenianos, rugas finas e aumento dos lábios e também reposição do volume malar. Com a durabilidade entre 8 e 12 meses.

Hidroxiapatita de Cálcio: Com durabilidade de aproximadamente 18 meses, é utilizado para preenchimento de sulcos mais profundos, reposição de volume e contorno facial. Pode ser aplicado nas mãos, que também sofrem com o processo de envelhecimento, deixando os vasos e tendões mais aparentes. A Hidroxiapatita de Cálcio, é um bioestimulador, tornando a área de aplicação mais propícia à produção de colágeno, melhorando a flacidez da pele rugas e sulcos.

Microagulhamento: Este tratamento é uma técnica recente, mas que vem trazendo ótimos resultados. A técnica do microagulhamento, como o próprio nome já indica, é realizado por meio de um rooler com microagulhas que provocam pequenas rupturas na pele, e nesse processo estimula a formação de colágeno e elastina. Esse procedimento é um estimulador da renovação da camada profunda da pele e também pode ser aplicado no combate as marcas de acne, melasma, redução das rugas, manchas, estrias, melhora de poros e textura da pele. Ainda que seja um procedimento considerado em nível pouco invasivo, é imprescindível que seja realizado por um médico especialista.

Ácido Polilático (Sculptra®): É um bioestimulador injetável biocompativel e biodegradável que tem como função principal estimular a síntese de colágeno novo aproximadamente após 30 dias de sua primeira aplicação. Pode ser indicado tanto na face, quanto no pescoço, colo, braços, abdome, coxas e glúteos o que proporciona o cuidado do corpo no seu conjunto, harmonizando o facial e o corporal. São necessárias em média 3 aplicações e sua ação no organismo tem duração entre um ano e meio a dois anos respeitando indicação médica e as características de cada paciente.

Fios de sustentação: Em uma versão mais moderna, os fios de sustentação agora são absorvidos pelo corpo minimizando o risco de reações adversas. A vantagem desse procedimento, além da absorção de forma natural é promover de forma progressiva o estímulo do colágeno. Com pequenos pontos de anestesia para a inserção, o médico trabalha com os fios, reposicionando por meio de tração o tecido facial.

Avaliação

“Cada pessoa tem suas características e anseios, é preciso uma avaliação minuciosa, e dessa maneira definimos qual a melhor indicação, pois hoje contamos com diversas técnicas e produtos, preenchimentos que vão desde os de baixa densidade para aplicação em locais mais delicados como olheiras e lábios até os volumizadores que repõem o volume facial em uma aplicação mais profunda” explica a dermatologista.

Os procedimentos são realizados em consultório e, em sua maioria, necessitam de anestesia tópica ou no máximo, dependendo do procedimento, uma anestesia pontual.

A especialista ressalta que os métodos são muito eficazes e também trazem resultados a curto e médio prazo. A dica é observar-se e encontrar no espelho o seu reflexo ideal. Caso ele não esteja lá, buscar um dermatologista de confiança e traçar um plano. “É fundamental escolher um profissional com formação médica e especialização em dermatologia, que poderá dar todo o respaldo ao tratamento. O risco de realizar um tratamento com pessoas sem formação adequada é enorme, pois geralmente não têm capacidade de manejar e tratar possíveis complicações”, alerta a especialista . A empresária e cabeleireira Danielle Ribeiro, 32 anos, que trabalha com a aparência todos os dias, atenta aos sinais do próprio corpo, encontrou na dermatologia a segurança para fazer o seu primeiro tratamento estético.”Eu nunca havia realizado nenhum procedimento facial e resolvi fazer a aplicação da toxina botulínica, com o objetivo de prevenir marcas futuras de expressão e amenizar as marcas que eu já tinha. Eu estava bem apreensiva com o resultado, já que eu nunca tinha feito algo assim, queria muito que ficasse o mais natural possível e que eu pudesse me sentir melhor com a minha aparência. Foi imprescindível buscar um profissional capacitado e habilidoso que me transmitisse essa segurança. Não me arrependi, amei o resultado e farei sempre que for necessário,” conclui.

+ Saiba mais