Ortodontia também para adultos
A idade não deve ser um empecilho para melhorar o seu sorriso ou a função dos dentes
Um sorriso bonito e saudável é tão necessário aos 60 anos como aos 16. Não existe idade máxima para restabelecer o perfeito encaixe dos dentes. É por isso que você certamente já deve ter visto algum adulto com aparelho.
É importante destacar que a Ortodontia não tem apenas função estética, apesar de ser o principal motivo que leva as pessoas ao consultório. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente prejudicam a higienização, além de causar um estresse adicional aos músculos de mastigação, levando a dores de cabeça, ombros, pescoço e problemas na ATM (disfunção da articulação têmporo-mandibular).
De acordo com o cirurgião dentista Dr. Eurides Gurkewicz, “praticamente 100% das pessoas que têm má oclusão dentária precisam usar aparelho e fazer tratamento. Se não tratar na infância ou na fase adulta, na velhice as dores ocasionadas por essa disfunção serão grandes”, avisa o especialista em Ortodontia e Periodontia.
Aos 28 anos a advogada Adriana Vignoli se viu com aparelho nos dentes pela primeira vez. Devido um acidente, ela quebrou um dente e entortou outro. “O acidente fez com que eu tomasse a iniciativa de melhorar o meu sorriso. No consultório também descobri que tinha a mordida errada e isso poderia me prejudicar no futuro. Usei o aparelho durante um ano, foi bem tranquilo. Como ia de 15 em 15 dias ao dentista para ajustar, foi super-rápido o tratamento”.
A advogada perdeu o medo da cadeira do consultório e aproveitou para tirar os sisos, fazer o implante e o clareamento. “Não senti nenhuma dor nos tratamentos que fiz. O importante é você encontrar uma equipe que seja muito atenciosa e perfeccionista, me passaram muita segurança. Aproveitei para arrumar tudo o que precisava. Estou muito satisfeita comigo e sorrindo à toa”, afirma.
Tratamentos Ortodônticos e seus avanços
A alta tecnologia está ajudando a reduzir o tempo de uso de aparelho dentário. Com isso, o tratamento de uma criança ou adolescente dura de seis meses a dois anos. Para o adulto, que possui osso mais calcificado e, portanto, mais difícil para ser trabalhado, o tempo, em média, é de dois anos.
A idade mínima para o início do tratamento ortodôntico é de 8 anos e, segundo Dr. Eurides, ele pode ser feito durante todas as fases da vida. Geralmente, para crianças e adolescentes é indicado por razões funcionais e estéticas. Já nos adultos, além das duas primeiras, é utilizado para a colocação de implantes, próteses e prevenir ou eliminar as dores na articulação (ATM).
“Após os 40 anos, é comum as pessoas chegarem à clínica falando que só agora começaram a ter dores no pescoço, rosto e na ATM, o que antes não ocorria. Isso acontece porque após essa idade, diminui a resistência física muscular e se essa musculatura tinha um desequilíbrio, agora ela irá se acentuar”, explica o especialista.
+ Saiba mais