Conhecimento que ultrapassa fronteiras
Dentista londrinense tem ação pioneira e, há mais de uma década, leva atualização a distância na área da odontologia para o mundo inteiro
Uma das coisas que leva as pessoas à diante, que faz com que a vida siga em frente e progrida, é o conhecimento. Ele não pesa, não ocupa espaço, mas muitas vezes custa caro. Consciente da importância do estudo na área da saúde bucal, o dentista Dr. Antônio Eduardo Ribeiro montou, há 12 anos, uma modalidade de ensino que era pioneira na época: a educação a distância. Ao longo desse tempo, o dentista foi buscando caminhos para levar as novidades e técnicas da odontologia para todos os cantos do país e do mundo, através do Centro Interamericano de Aperfeiçoamento e Educação Continuada (CIAPEC). “Hoje já são mais de 55 mil profissionais que se atualizaram por meio do sistema”, celebra Dr. Antônio Eduardo.
Parte dessas pessoas puderam se atualizar de forma gratuita devido a parcerias firmadas entre Dr. Antônio Eduardo e patrocinadores. Estes financiam os cursos para que profissionais que teriam dificuldade de se atualizar, participem com o simples acesso ao computador. “O tempo dos profissionais é curto, há uma dificuldade de locomoção para os grandes centros em busca de atualização. O livro é uma alternativa, mas o curso pela internet com recursos multimídia e tutoriais com os professores, incluindo estudo de casos clínicos, traz mais qualidade para o aprendizado”, descreve o dentista.
O lado social do trabalho é um avanço na análise de Dr. Antônio Eduardo. “A ideia é disseminar a cultura e o apoio das empresas, e foi este o caminho que encontramos para atender um público cada vez maior. Essa é uma ferramenta fantástica. O ensino a distância, bem feito, é um meio de democratizar o conhecimento”, avalia.
Pelo www.ciapec.com.br, dentistas das mais diversas regiões encontram atualização. “Não oferecemos cursos de graduação, mas de atualização clínica e técnica em áreas como estética, cirúrgica, endodontia e implantes”, enumera. Pela internet, os cursos têm um valor mais acessível e, conforme vai aumentando o apoio e a adesão de empresas e indústrias, profissionais de todos os lugares passam a ter acesso gratuito ao conteúdo, através de CD´s e DVD´s.
Temas como prevenção de câncer de boca e cirurgias bucais avançam por todos os cantos. “O Brasil é o quarto país do mundo em casos de câncer de boca, e essa doença mutila, mata. A prevenção é barata e é preciso divulgá-la”, alerta o dentista. O curso de câncer de boca é feito só no estado do Paraná, pois é subsidiado pelo Governo Federal para essa localidade. Já os outros temas são exportados até para fora do país.
A lista de depoimentos no site mostra a relevância da atualização. Muitos são do interior e de estados distantes e com a internet tiveram a chance de buscar conhecimento para aplicar nessas regiões. Luciane Vieira, de São Gabriel do Oeste (MS), é um exemplo. “A flexibilidade de tempo para o estudo é fundamental, e como moro um pouco distante da capital (Campo Grande), poder fazer um curso com um nível altíssimo como o da CIAPEC e sem transtornos e despesa de sair de casa é ótimo”.
Dr. Luiz Alberto Ramos de Souza mora ainda mais distante, em Manicoré, no Amazonas. Pelo curso do CIAPEC viu sua atuação profissional se transformar. “Estou passando por um momento mágico em minha carreira, optei em minha vida por trabalhar para as pessoas carentes do meu estado, o Amazonas, onde os meios de comunicação são bem difíceis. Trabalho há 13 anos no interior. Através de amigos conseguimos montar uma cooperativa e, hoje, temos acesso a internet. Foi navegando que encontrei essa conceituada instituição. Estou começando agora o curso de Dentística e é nota 1000. Agradeço sinceramente por esta oportunidade”.
Esses depoimentos são estímulos a mais para Dr. Antônio Eduardo. “Recebemos muitas ligações e e-mails. Esses depoimentos são gratificantes. A internet é uma ferramenta muito importante e que muitos ainda não conhecem”, conclui o dentista.
+ Saiba mais