Avanços da Medicina

O sonho de uma vida bem mais leve

Nova Dieta Bariátrica permite que pacientes tenham uma alimentação balanceada e nutritiva antes e depois da cirurgia, com muito sabor e praticidade

o-sonho-de-uma-vida-bem-mais-leve+vida-leve

“Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista.” Esse é o lema do policial militar Marlos Luiz Alves de Camargo, de 34 anos, que sofreu durante seis anos com a obesidade mórbida. O sonho de perder peso e ter uma vida saudável só foi concretizado quando ele tomou uma atitude e resolveu buscar ajuda. “Foram seis anos de briga contra o efeito sanfona a depressão e diversos problemas de saúde. Quando atingi 131 kg, percebi que estava tudo errado; eu focava no problema e não na causa”, relata Marlos. A partir daí, ele voltou a praticar natação, adotou uma dieta balanceada, emagreceu 10 kg e, após buscar ajuda profissional, decidiu fazer uma cirurgia bariátrica. “Descobri que tinha aliados na guerra contra a obesidade”, diz.

O objetivo da Vida Leve é justamente esse: ser uma aliada na busca pela saúde e pelo peso ideal. A nova opção é a Dieta Bariátrica, líquida e pastosa, que obedece a protocolos para procedimentos pré e pós-operatórios, conforme indicação médica e do nutricionista. As dietas incluem caldos de carne e legumes, chás, vitaminas de frutas e hiperproteicos, repositores de sais minerais e sucos com colágeno hidrolisado e fibras. Prontas para o consumo, possuem cardápios diferentes a cada sete dias e facilitam a vida do paciente que, após a cirurgia, precisa consumir quantidades fracionadas e balanceadas num curto espaço de tempo. Isso significa mais praticidade em casa ou mesmo no ambiente de trabalho.

“Em março deste ano, estava pesando 120,8 kg. Seguindo todas as recomendações pós-operatórias da equipe médica e fazendo 15 dias da dieta líquida e 15 da dieta pastosa pós-bariátrica da Vida Leve, cheguei a 99,3 kg em 45 dias pós-cirurgia”, relata o policial. E, o melhor: ele garante que não passou fome nenhuma e que as refeições tinham variedade e sabor. “Hoje estou muito bem, mais disposto, fortalecido… tanto que brevemente poderei iniciar minha série de reforço muscular, com a meta de, nos próximos três meses, chegar aos 85 kg”, diz.

 

Emagrecer também foi essencial na realização do sonho da dona de casa Aline Lino Souza, de 34 anos, que precisou recorrer à cirurgia bariátrica para poder ser mãe. Com o apoio do marido e de seu médico, Aline fez a cirurgia em março e já está usando manequim 44. “Agora meu sonho vai ser realizado e, com o auxílio das dietas da Vida Leve, tudo fica ainda mais saboroso, nutritivo e fácil. Faz uma grande diferença”, acrescenta. “Tudo é separado em potinhos devidamente etiquetados para que se possa saber o que se está ingerindo; aprendi também a me alimentar corretamente e usei sugestões para descobrir os alimentos que mais gostava. Sou agradecida e estou supersatisfeita com a ajuda que tive”, garante.

 

Dieta pós-bariátrica

Maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse são os principais fatores para o aumento anual do número de obesos, segundo a nutricionista Alessandra Sguario.  “A cirurgia bariátrica vem sendo uma opção para muitas pessoas obesas, principalmente aquelas que já possuem alguma doença associada, como diabetes, hipertensão, artropatias, entre outras. É possível reverter essas doenças e obter uma qualidade de vida muito melhor após a cirurgia”, afirma a profissional.  Para que isso aconteça, é fundamental mudar os hábitos alimentares. “Essas mudanças não são fáceis e requerem do paciente muita dedicação, determinação e paciência. Afinal, anos de hábitos errados devem ser mudados de uma hora para a outra”, acentua Alessandra.

A recomendação é que, logo após a cirurgia, o paciente inicie uma dieta bem restrita e com baixo aporte calórico. “Nessa fase é primordial preservar o trato gastrointestinal, hidratar e nutrir o máximo possível o paciente. Devem ser evitados alimentos industrializados e com conservantes, dando preferência à forma natural”, lembra. No entanto, muitas vezes isso não ocorre, pois o paciente busca alimentos mais práticos e de fácil preparo, como sucos de caixinha, gelatinas, água de coco e preparados em pó. “Com isso, a qualidade da dieta acaba sendo limitada pela falta de diversidade e de nutrientes”, ressalta a nutricionista.

Para fugir das caixas e pacotes, a Dieta Bariátrica da Vida Leve é uma boa opção. Feita apenas com temperos naturais e sem conservantes, é bem diversificada, incluindo chás claros, vitaminas com frutas, sucos naturais, caldos de carne e frango, shakes com fibras, entre outros. Nesses alimentos estão todas as proteínas e fibras de que o paciente necessita nessa fase, com a facilidade de estar tudo pronto e fracionado. “As porções vêm nas quantidades recomendadas por dia. A pessoa recebe em casa e pode optar pela dieta líquida e pastosa, completando, assim, os 30 dias de pós-cirúrgico com muita nutrição e sabor”, finaliza Alessandra Sguario.

 

 

Atingindo objetivos

Além da Dieta Bariátrica, a Vida Leve oferece diversas opções de dietas inteligentes e acompanhamento nutricional. Os pratos são ultracongelados com tecnologia que permite manter a mesma textura e sabor, mesmo após aquecidos no micro-ondas.  A linha inclui Dieta Ultradetox, Detox, Ultrarrápida, Vegetariana, Anticelulite e até mesmo dietas específicas para crianças, gestantes, além da Linha Light, Chás & Shakes. Todos os produtos são preparados com sal light, com menor teor de sódio, sem acréscimo de gordura e equilibrados nutricionalmente.

O empresário Gregory Walesko Silveira, de 24 anos, resolveu fazer a dieta Detox por indicação de uma amiga nutricionista. “Fiz o programa da Dieta Detox três vezes em oito meses, e as mudanças aconteceram gradualmente”, relata Gregory, que estava com 130kg e hoje, com toda orientação e acompanhamento, celebra 99kg. “Com certeza a mudança aconteceu, e para melhor”, conclui o empresário. A nutricionista Alessandra revela que Gregory ainda é um potencial candidato a cirurgia bariátrica, pois, se ele não mantiver o controle em sua rotina, pode voltar a engordar. “Isto é muito comum, principalmente se não houver acompanhamento especializado”, afirma a profissional, que atua diariamente em uma clínica especializada em cirurgia bariátrica.

 

Inovação e qualidade

As dietas Vida Leve podem ser entregues em casa e enviadas para as principais cidades do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo, uma vez que são ultracongeladas e acondicionadas em embalagens especiais para freezer, todas livres de bisfenol. “A Dieta Bariátrica é uma inovação da empresa e é inédita no país. Todos os clientes que fizeram uso dela e das demais dietas estão muito satisfeitos, principalmente porque primamos pelo sabor e qualidade dos alimentos”, afirma a responsável pela Vida Leve, Elaine Cristina Schopping Imbiriba, que é formada em administração, tem MBA em marketing, é chef de cuisine e está se graduando em nutrição. “Precisamos oferecer sempre o melhor e surpreender com resultados. É isto que estamos conseguindo há 10 anos”, destaca Elaine.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados