Lesões no esporte
Esportistas profissionais e amadores podem se recuperar usando palmilhas especiais
As lesões soam como um ruído aos ouvidos dos profissionais do esporte. Um levantamento do jornal Estado do Paraná afirma que do total das lesões esportivas, aproximadamente 35% são lesões musculares e quase sempre em jogadores de futebol. Mas engana-se quem pensa que elas aparecem apenas nos Centros de Treinamento ou aos jogadores profissionais. As contusões são temidas também aos chamados “esportistas de fins de semana” – que praticam alguma atividade física esporádica, simples ou mais completa.
O pé é base de nosso corpo e qualquer alteração nele gera uma sequência de alterações em articulações que podem gerar dores e lesões. A podoposturologia proporciona a análise dos pontos de pressão e através das palmilhas gera o tratamento que aumenta a harmonia entre a pressão destes pontos e com isso deixando todo o corpo em equilíbrio.
Especialista na área, Dr. Victor Marcassa Neto é fisioterapeuta e especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva e possui formação em podoposturologia. Ele explica a técnica que consiste na reeducação postural através do uso de palmilhas. “As palmilhas podem ser usadas por todos, crianças, idosos e atletas, em qualquer tipo de calçado (inclusive tênis de corrida, sandálias e sapatos de salto). O tratamento tem um custo acessível e seu resultado é rápido e seguro.”
Tchê já fez o tratamento e recomenda aos colegas e clientes envolvidos com o esporte. “Tenho má formação de S1 o equilíbrio muscular de lombar e geral do corpo é essencial para evitar crises de dor que me deixam imóvel. Tenho clientes na Trainer Assessoria que já utilizaram palmilha com a orientação do Dr. Victor Marcassa e obtiveram ótimos resultados”, finaliza.
Principais lesões em atletas amadores e profissionais
- Síndrome da Banda Íliotibial – dores na faixa de tecido na lateral externa da coxa até o joelho;
- Tendinite patelar – dores no joelho causada pelo excesso de repetições;
- Canelite – dor na parte interior das pernas;
- Fratura por stress – fissuras microscópicas dos ossos causadas por uma soma de quantidade de impacto.