Bem Estar

Mais saúde em sua casa

Sua saúde e bem-estar também dependem da sua casa

Exclusivo Portal

Viver bem é sentir-se em casa.  Construir, reformar ou adequar o ambiente ao seu redor é fundamental para manter uma boa saúde. A arquiteta Isabelle Buerger explica que “ninguém deve viver em um lugar que lhe faça mal, com pouca luminosidade, umidade ou até mesmo com cores que possam afetar a autoestima”.

Na cidade grande ou no interior está cada vez mais difícil encontrar casas ou apartamentos claros, ensolarados, amplos e ventilados, por isso, adequar o seu lar para evitar a umidade, pouca ventilação e falta de espaço pode ser a diferença positiva para uma saúde física e emocional perfeitas.

Entenda porque um arquiteto pode fazer a diferença em sua vida.

Mais espaço

O arquiteto é capaz de transformar um cômodo pequeno em um ambiente agradável apenas utilizando cores e objetos adequados. Sempre é possível dar a impressão de que o espaço é maior do que realmente é. A utilização de espelhos também é uma forma de aumentar a sensação de espaço, podendo este ser utilizado em paredes inteiras ou em formatos diferenciados.

Mais claridade

Deixar janelas e cortinas abertas é um ótimo hábito, mas não é o bastante. Ao projetar um ambiente, além de planejar espaços mais arejados com janelas e recortes que propiciem maior claridade ao ambiente, a escolha tonalidade dos tecidos das cortinas, dos sofás, da toalha de jantar e até das paredes fazem a diferença quando o assunto é luminosidade. Um projeto deve levar todo esse conjunto de ideias em consideração.

Mais aconchegante

Dormir bem também depende do aconchego do seu quarto. Há técnicas para deixar seu ambiente de sono mais agradável, como, por exemplo, optar pela pintura de uma das paredes com uma cor relaxante e apropriada. Quartos pequenos pedem mobiliários mais horizontais, como armários e cômodas mais baixas. Essa característica impede a sensação claustrofóbica que um ambiente pequeno e cheio de mobiliários altos nos causa.

Mais arejado

A arquiteta Isabelle Buerger considera que a melhor forma de deixar a casa mais arejada é lançar mão de flores e plantas naturais. “Além de deixá-la mais alegre, o ambiente mais verde ajuda a purificar e renovar o ar. Assim, planejar ou reformar ambientes internos, como jardins de inverno ou pequenos espaços abertos, dá cor, vida e luz para espaços que antes eram considerados perdidos” nos conta Isabelle.

Corredores

O corredor não precisa ser um lugar sem graça. Caprichar na decoração pode significar a transformação de um lugar apenas de passagem para um local agradável e útil. Pense em fotos, quadros e esculturas como opção, além de nichos que possam ser transformados em home office ou até mesmo adegas.

Banheiros

Por ser um ambiente úmido, é aconselhável que o banheiro tenha bastante ventilação durante boa parte do dia. Isso evita com que paredes opostas as do banheiro fiquem úmidas ou até mesmo a umidade em armários contrapostos a elas estraguem roupas e objetos. Se não for possível fazê-la através de janelas, o uso de dutos é uma boa opção.

Cozinhas

Atualmente são conhecidas por “espaço gourmet”, pela sua conectividade com o restante da residência. É possível fazer com que o ambiente, que antes era de uso exclusivo das donas de casas passe a ser utilizado pelas visitas também.

Acabamentos

A grande vilã das reformas e construções é a escolha do acabamento. Embora possa ser uma diversão passear pelas inúmeras opções, tudo pode ficar comprometido com a escolha errada, não orientada por um profissional.  Se você seguir todos os passos, optar por um projeto adequado, que transforme seu ambiente em um lugar agradável, mas errar na escolha da cor do piso, por exemplo, o desastre pode ser gigantesco. Pense nisso.

Essas são apenas dicas para você adequar sua casa. Para ter certeza que tudo ficará de acordo com o seu gosto, que todos os cômodos irão combinar e sua casa terá harmonia é essencial a avaliação e a assessoria de um arquiteto.

+ Saiba mais