Pé saudável é um pé bonito
Fique atento às doenças causadas por fungos e vírus, elas podem ser tratadas com a Maxoterapia
Você não consegue mais usar aquele calçado aberto? Uma micose atacou suas unhas e está impossibilitando que você realize algumas atividades? As onicomicoses são muito mais frequentes do que podemos imaginar. A doença é causada por fungos e representa de 18 a 40% de todas as onicopatias (doenças das unhas). Os fatores de risco incluem antecedentes familiares, idade avançada, condições precárias de saúde, traumas, clima quente e úmido, uso de imunossupressores, banhos em locais públicos (vestiários de academias, clubes, escolas de natação) e até atividades em grupo.
Os fungos estão em toda a parte, praticamente todas as pessoas ficam expostos a eles. Quando se encontram em condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos se reproduzem e podem desencadear a infecção. “As onicomicoses estão comumente associadas à dermatomicose. As unhas dos pés são as mais suscetíveis e os fungos são mais frequentes em homens jovens, adultos ou de meia idade”, esclarece a podóloga da Império do Pé, Jane Cristina Valentin Carvalho.
A moxaterapia é uma técnica milenar que apresenta resolução em 99% dos casos de onicomicoses e vírus. “Fazemos sempre o uso desse tratamento sem contraindicação”, esclarece Jane. O contador Marcos Aurelio Cocenza, de 41 anos, adquiriu micose em algumas unhas dos pés que estavam encravadas após um passeio em uma ilha. Tentou resolver o problema várias vezes, mas somente há dois anos obteve sucesso. “Usava sandálias apenas em locais em que houvesse somente amigos”, relata.
O tratamento indicado geralmente necessita de um período maior para se obter resultado, pois o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. “Assim, o trabalho de um podólogo, a orientação, o acompanhamento de um dermatologista e os cuidados do paciente, completam um triângulo terapêutico”, afirma a podóloga.
Atualmente, Marcos, além de cuidar da higiene dos pés, prioriza o uso de calçados confortáveis. “Alterno os calçados durante a semana e passei a utilizar antifúngicos em todos, até para lavar as meias. Evito também locais propícios a este tipo de contaminação”, afirma. Cuide você também da saúde de seus pés.
+ Saiba mais