Cicatrizes de acne, estrias e rugas
Através de tratamentos estéticos é possível atenuar essas marcas tão indesejadas
Nos dias de hoje, muitos procuram ter hábitos saudáveis visando o bem-estar físico. Além de cuidados com a saúde do corpo, não dá para esquecer de manter a autoestima elevada. E um dos maiores pesadelos para a autoestima de homens e mulheres são as rugas. A médica Dra. Soraya Mathie Ayhara, responsável pela Clínica Mathie em Londrina, explica que a formação de rugas ocorre devido a perda de eslasticidade da pele, causada pela degradação de colágeno resultante do envelhecimento cronólógico e pode ser acelerada por fatores externos, como exposição à radiação UVA/UVB, tabagismo, produção de radicais livres, poluição e consumo excessivo de carboidratos e álcool.
“Outra causa de formação de rugas é a contração muscular (rugas de expressão), sendo que, inicialmente, elas desaparecem com o relaxamento dos músculos pelo uso de toxina botulínica, mas em estágios mais avançados (formação de vincos permanentes), mesmo com a musculatura facial relaxada a ruga persiste”, ressalta a Dra. Soraya.
As estrias, outro pesadelo, podem ser resultado de fatores mecânicos que provocam o estiramento da pele, como edema, obesidade, crescimento durante a adolescência, hipertrofia de músculos, aumento de volume do abdome nas gestantes, fatores bioquímicos, predisposição genética, uso de corticóides e algumas doenças.
Para os que sofreram com acne na adolescência e ainda preservam as cicatrizes deixadas por elas, a Dra. Soraya explica que a acne é uma doença que acomete a unidade pilossebácea e pode causar sequelas cicatriciais. “Hoje, essas sequelas são menos frequentes devido a possibilidade do uso de isotretinoína nos casos mais graves. O tratamento atenuará o aspecto cicatricial, porém depende do tipo de cicatriz resultante da acne que pode ser elevada, distrófica ou deprimida”, comenta. Geralmente, é necessária a associação de tratamentos para obtenção de resultados mais efetivos.
Adquirir essas marcas no decorrer da vida é natural, mas há algumas opções de tratamento para que elas sejam atenuadas, dentre eles, a indução percutânea de colágeno por microagulhas, usada para tratar cicatrizes de acne, estrias, rugas e manchas. Foi através desse tratamento que a maquiadora profissional Liliane Leite Franco, de 30 anos, se livrou das cicatrizes de acne.
“Meus problemas com acnes apareceram na adolescência. Elas eram grandes, inchavam e em consequência disso fiquei com cicatrizes que me incomodavam muito”, conta a maquiadora, que estava com a autoestima baixa e ficava sempre envergonhada, uma vez que trabalha com a beleza feminina. Ela já havia tentado outros tratamentos, mas sem sucesso, até que fez a indução percutânea de colágeno por microagulhas. “Foram seis sessões. Após cada uma delas a pele ficava um pouco avermelhada, mas foi bem tranqüilo e com o passar dos dias notei a diferença. A pele ficou mais bonita, lisinha e uniforme. Estou super contente, minha autoestima melhorou muito. Recomendo o tratamento, pois o resultado é fantástico”, comemora Liliane.
Entenda o que é a Terapia de indução percutânea de colágeno por microagulhas
(Dermaroller® / DTS -Beauty Roller ®)
É uma técnica na qual se utiliza um aparelho constituído por um rolo repleto de microagulhas. O aparelho promove milhares de microperfurações na pele e sua ação varia de acordo com o comprimento das agulhas; as mais curtas podem ser usadas em domicílio, antes do uso de cosméticos, pois as microperfurações aumentam a penetração dos ativos. Em consultório, usa-se dispositivos com agulhas mais longas, que dão acesso a derme papilar e induzem a produção de colágeno durante o processo de cicatrização natural. O resultado é semelhante aos procedimentos a laser ou peelings mas com a vantagem de um tempo de recuperação menor. “O período de recuperação é curto, em aproximadamente dois dias não há mais eritema”, explica a Dra. Soraya. O tratamento é indicado em casos como: flacidez corporal e facial, poros dilatados, cicatrizes de acne, pigmentação, estrias recentes ou tardias e rugas finas da região malar, periorbitária, perioral e região frontal. O número de sessões é variável, de acordo com o que se quer tratar e depende da resposta individual de cada paciente.
Conheça outros tratamentos que ajudam atenuar estrias, rugas e cicatrizes de acne.
Laser de CO2 Fracionado – atua pelo princípio da fototermólise seletiva e quando utilizada na pele, tem alta afinidade pela água, promovendo a sua vaporização com consequente aumento de temperatura, provocando micro-zonas de dano térmico com profundidade controlada. Este aumento de temperatura irá provocar contração e também estimular a formação de colágeno. O sistema atua de maneira fracionada, ou seja, o laser é emitido como se fosse um chuveiro, mantendo partes de pele íntegra, facilitando a regeneração da pele e melhorando o aspecto da flacidez, cicatrizes, estrias, rugas finas, manchas e olheiras.
Pelling químico – é a aplicação de uma ou mais soluções químicas cuja composição irá depender do que será tratado. Na pele , produzem uma lesão programada e controlada, resultando na destruição da epiderme ou até da derme com posterior regeneração desses tecidos. O resultado final é uma pele mais rejuvenecida e com melhora no aspecto de cicatrizes de acne, rugas finas, estrias e manchas.
+ Saiba mais