É hora de cuidar da pele
Laser, Luz pulsada e Peelings são procedimentos ideais para se fazer nos períodos em que o sol não é intenso
Em vez de se queixar do friozinho que tal aproveitar a menor incidência do sol para cuidar da pele? É nessa época do ano que ela mais pede hidratação, proteção, renovação celular e cuidados especiais. Com a ausência do sol forte, fica mais fácil clarear as manchas, tratar as linhas de expressão, cicatrizes de acne e devolver o aspecto de jovialidade para o rosto.
O Laser de CO2 Fracionado é o que há de mais moderno hoje na medicina no combate às rugas. O feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz e, por isso, atinge micropedaços da pele, deixando áreas intactas. “O que torna a recuperação melhor e mais rápida”, destaca a médica dermatologista Dra. Deborah de Torre Ataíde. Além disso, o laser de CO2 aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno, o que provoca uma diminuição da flacidez.
Este procedimento tem apresentado ótimos resultados também para a melhoria de cicatrizes de acne, manchas do sol e até no tratamento das indesejáveis estrias. Na primeira aplicação já é possível observar resultados, porém o método necessita de três a cinco sessões para ser efetivo.
Quem aproveitou o frio para cuidar de si mesma foi a comerciante Lucimeri Vailer Coser, de 46 anos. Cansada de olhar para as rugas no pescoço, ela apostou na eficiência do Laser de CO2 Fracionado para renovar o visual. “O tratamento foi tão tranquilo e o resultado incrível que depois quero fazer o laser no rosto. Fiz apenas uma sessão e a diferença foi enorme”, revela a comerciante. Para as manchas e linhas de expressão no rosto, Lucimeri fez primeiro o tratamento com Luz Pulsada e peeling.
Dar uma melhorada no aspecto geral do rosto. Foi com esse objetivo que a empresária Marinete Ravera Azevedo, de 49 anos, chegou ao consultório da dermatologista. “Depois de analisar muito bem a situação da minha pele, a Dra. Deborah recomendou o Laser de CO2 Fracionado. O tratamento melhorou a aparência, a textura, o brilho, as manchas e a firmeza da minha pele. Além de amenizar também os pontos críticos, como linhas de expressão. A confiança no profissional é muito importante nessa hora, pois assim fazemos o procedimento com segurança”, conta satisfeita.
Luz Intensa Pulsada: Marcas amenizadas
Outro método que tem sido bastante realizado é conhecido como Luz Intensa Pulsada (LIP). O aparelho de LIP utiliza uma tecnologia que emite luz, gerando calor na pele. Pode ser utilizada no tratamento de sardas, lesões vasculares, manchas, flacidez, rugas e epilação (remoção dos pelos com a raiz). É um tratamento eficaz, seguro e de recuperação rápida. São necessárias de três a cinco sessões. A aplicação da LIP pode ser usada também nas mãos, braços, colo ou qualquer parte do corpo.
Lucimeri explica que antes de se submeter ao procedimento, a dermatologista receitou um creme para que ela preparasse a pele quatro semanas antes. “É importante seguir direitinho as recomendações da médica para que o resultado seja satisfatório. E os cuidados após o procedimento devem ser redobrados, principalmente quanto à exposição solar, por isso é melhor fazer nas estações mais frias”, recomenda.
Ela ainda conta que a luz ajudou a clarear a pele, diminuir a oleosidade e ainda deu mais firmeza. “Deveria ter começado com esses cuidados antes. Acredito que aos 35 anos seria o ideal, porque realmente evita as rugas e deixa o rosto com um aspecto muito mais bonito e jovem”, afirma Lucimeri.
Uma pele nova com Peeling
O peeling pode ser um excelente aliado para renovar as células e reduzir manchas de sol e linhas de expressão. Diferente do que acontecia há alguns anos, o tratamento traz menos desconforto durante e após a sessão. “É capaz de corrigir muitas das alterações do envelhecimento e melhorar a aparência e a qualidade da pele”, afirma Dra. Deborah.
O peeling retira uma camada da pele, que logo é regenerada e recebe um aspecto novo através de células com capacidade de reprodução. Existem vários tipos: os peelings químicos – como os de ácido retinoico, salicílico e glicólico -, e os físicos – como os de cristal e diamante. Eles são classificados em superficiais, médios e profundos.
Os tratamentos são seguros e eficazes. Ficar bonita só depende de uma atitude sua. E lembre-se, proteja a sua pele sempre, mesmo quando o sol tirar férias.
+ Saiba mais