Alimentação Saudável

Nutrição

É a grande aliada nos treinos e na perda de peso

A parceria de longa data e o gosto em comum pelas artes marciais transformaram os dois amigos em grandes campeões. Jhonatha Diniz, 24 anos, e Jonatan Maloqueiro, 26, são atletas de muay thai há mais de 11 anos, porém jamais haviam procurado uma assessoria esportiva, nutricional e suplementar, mas sentiram a necessidade de buscar acompanhamento profissional. “Estou há sete anos na categoria peso pesado e parecia não evoluir. Treinava um dia e no outro precisava parar a fim de recuperar. Estava me aproximando de competições importantíssimas em minha carreira, e a ajuda chegou em boa hora”, afirma Diniz.
O apoio que Diniz se refere, de assessoria esportiva e nutricional, veio da nutricionista, educadora física e atleta Larissa Cunha, que também é bicampeã mundial e Miss Universo de Fisiculturismo. “Presto um atendimento de maneira personalizada, de acordo com a necessidade e objetivos de cada paciente (seja ele atleta, esportista, sedentário ou obeso), de forma integrada aos resultados. Nosso objetivo é garantir saúde física, com melhora da performance, aliando a definição muscular com dietas não restritivas, para que ele possa estar concentrado em seus objetivos e satisfeito com a alimentação”, assegura a profissional.
Jonatan Maloqueiro está em pleno acompanhamento nutricional e tem objetivos claros. Atleta da categoria 77 kg há três anos, ele quer conquistar o cinturão no próximo ano. “Eu já tinha ido em outros profissionais, porém não consegui alcançar resultados tão eficientes como consegui agora. A nutricionista é atleta e conhece esse universo tão bem quanto nós. Daqui a alguns meses, embarco, junto com o Diniz, para a Holanda – eu para conquistar o mundial e ele, para defender o seu título. Sabemos que estamos bem preparados”, revela Jonatan, convicto.

 

Assessoria nutricional para todos
O ambiente de academia era comum para o empresário Tarcísio Bely, 23 anos, mas, com o aumento dos compromissos em sua rotina de trabalho, o jovem passou a ser sedentário, abandonando a atividade física. “Para piorar as coisas, era muito ansioso e descontava os problemas na alimentação, e isso me prejudicou muito. Além disso, meu hipotireoidismo estava alterado e meu percentual de gordura subiu para 24%, cheguei aos 75 kg. Mas em seis meses de acompanhamento, o percentual baixou para 7,5% e hoje estou com 58 kg. Mudei meus comportamentos e faço uma dieta equilibrada, sem tirar aquilo que gosto de comer. Sempre frequentei academia, porém nunca tive um resultado tão satisfatório como tive com a Larissa Cunha”, evidencia.
A nutricionista afirma que a nossa alimentação, em geral, é pobre, e faltam micronutrientes e minerais como zinco, magnésio e cromo, além de vitaminas essenciais para o corpo. “Alguns pacientes chegam ao consultório com sintomas de sonolência e déficit de atenção, por exemplo, e sem antes terem feito algum exame médico. Por isso, antes de começar qualquer plano alimentar e série de exercícios, solicito exames perante médicos endocrinologistas, e com os resultados passamos para avaliação nutricional e acompanhamento através de dietas reais, não restritivas”.
Luciano Chandocha, 36 anos, há três anos divide a rotina de assistente financeiro com os treinos diários e uma dieta equilibrada. “Praticando corrida sem orientação, tive uma lesão de quadril e precisei parar completamente. Depois de seis meses, por recomendação médica, iniciei um trabalho de fortalecimento, mas não conseguia, foram diversas tentativas até encontrar o trabalho da Larissa. Com ela pude tratar e seguir em frente. Ano passado, tive a alegria de completar minha primeira maratona, e isso foi uma grande vitória!”, comemora.
O sucesso da nutricionista Larissa Cunha e de sua equipe de trabalho está na adaptação da vida do paciente a uma nova realidade, adequando a novos hábitos alimentares e a práticas esportivas. “É importante enfatizar que não existe a lei da compensação. Ou seja, tudo aquilo que comemos tem relação direta com a balança. É preciso fazer uma mudança de vida para encontrar o equilíbrio entre saúde, beleza, força e vitalidade. Por isso, é tão importante que as pessoas busquem os profissionais nutricionistas, educadores ou personal trainers para atingirem uma melhora efetiva em sua vida”, finaliza.

+ Saiba mais