Odontogeriatria

Odontogeriatria

Um serviço odontológico específico para idosos e pacientes especiais

odontogeriatria+caroline-fernandes

Seja no consultório odontológico, em casas de apoio, domicílios ou hospitais, esse atendimento odontológico já é realizado em Curitiba e tem melhorado a qualidade de vida dos pacientes.

Problemas de locomoção, idade e as mais variadas dificuldades não são mais motivos para adiar um atendimento odontológico adequado, evitando complicações e patologias mais graves.  “O tratamento desses pacientes deve ser feito com muito amor e respeito as suas limitações. Nossa especialidade fornece todos os cuidados bucais necessários para essas pessoas que têm dificuldades de se locomover até um consultório odontológico ou que estão internadas, aliviando assim o fardo logístico colocado sobre as famílias e cuidadores quando se torna necessária uma visita ao dentista. Nós é que vamos até eles”, afirma a dentista Caroline Fernandes, especialista em Odontogeriatria, membro da Special Care Dentistry Association e atuante na Odontologia Domiciliar há quase 10 anos.

O serviço engloba pacientes de diversas faixas etárias, em variadas condições físicas e também mentais, como doença de Alzheimer, Parkinson, pacientes cadeirantes, idosos, deficientes visuais, entre outros. “Nossa missão é levar atendimento odontológico de qualidade, com ética e profissionalismo para aqueles que não podem ir até o ambiente tradicional”, acentua a dentista.

 

Diferencial

Além do atendimento domiciliar, a especialista pratica a Odontologia Hospitalar, ou seja, a promoção da saúde bucal no próprio leito, para diminuir focos de infecção e melhorar o prognóstico do paciente. “Hoje já é comprovado e aceito pelos hospitais que inúmeras enfermidades e infecções têm sua origem em complicações de problemas e doenças bucais. Porém, muitas destas consequências podem ser prevenidas ou tratadas em casa através de procedimentos e medidas adequadas, ou mesmo quando o paciente encontra-se ainda internado”, esclarece Dra. Caroline.

Conheça os problemas odontológicos que mais afetam pacientes idosos:

 

Problemas periodontais Doenças gengivais muito comuns em idosos, reduzem a capacidade de mastigar, agravam os problemas no controle do diabetes, além de serem consideradas fatores de risco para a pneumonia, doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A perda e a não reposição (ou inadequada) de dentes causam dificuldades nutricionais.
Cárie de raiz Os idosos são suscetíveis à cárie de raiz, uma condição em que a deterioração invade as raízes expostas dos dentes, podendo resultar em dor, fratura dental, abscessos e necrose do dente.
Alterações salivares A “boca seca” está relacionada com múltiplas medicações tomadas nessa idade e tende a tornar a alimentação menos agradável e a deglutição de alimentos difícil. A falta de saliva também predispõe à cárie e outras doenças de mucosa.
Condições mucocutâneas Incluem a candidíase e a mucosite, lesões que podem ser provocadas por quimioterapia, radioterapia e imunossupressores. “A mucosite causa muita dor e até dificulta o andamento do tratamento oncológico se não tratada adequadamente. Um dos tratamentos é a aplicação de laser nas lesões”, esclarece a cirurgiã dentista.
Neoplasias Metade dos casos de câncer bucal relatados a cada ano nos Estados Unidos ocorre em pacientes com mais de 65 anos. Muitas mortes por esta doença poderiam ter sido evitadas através da detecção precoce durante exames de rotina.
Por isso, é muito importante ficar atento à saúde bucal das pessoas que já possuem alguma dependência, e o cuidado deve ser redobrado para pacientes que podem vir a passar por cirurgias ou que fazem uso constante de medicação controlada. É preciso sempre estar em dia com o diagnóstico e a saúde bucal.

+ Saiba mais