Bem Estar

Pilates: coluna saudável, vida sem dor

Presente em 15 capitais brasileiras, a Metacorpus é especializada no método Pilates, promovendo o tratamento das doenças da coluna e a qualificação de profissionais da saúde

pilates-coluna-saudavel-vida-sem-dor+metacorpus

Para sustentar e dar flexibilidade ao corpo humano, a coluna vertebral tem que ser forte e maleável. Forte, porque precisa sustentar o esqueleto; maleável, para permitir uma grande variedade de movimentos. Isso só é possível porque as vértebras, que são estruturas rígidas, estão intercaladas com estruturas macias, os discos intervertebrais, que absorvem e distribui em toda compressão e impacto, permitindo nossa movimentação. Além disso, a coluna é uma cadeia óssea que aloja uma rede ampla e delicada de ramificações nervosas, responsável por enviar e receber os impulsos nervosos para determinada região do corpo.

Quando essas estruturas sofrem alguma alteração, seja por vício postural, patologias degenerativas, entre outros desvios e doenças da coluna, os espaços intervertebrais – que protegem o fornecimento da condução nervosa para todo o corpo – são afetados. É quando surge a dor.

A má postura e o estresse geram compensações musculares e esqueléticas em nosso corpo que podem alterar não só o funcionamento articular dos membros, mas também da coluna vertebral, agravando patologias como a escoliose, hiperlordose, hipercifose, hérnias de disco, entre outras. “A prática regular de Pilates não só previne as doenças musculoesqueléticas, como melhora alterações significativas pré-existentes, melhorando a postura, o padrão respiratório, os estímulos de coordenação motora, aumento de tônus muscular, força e resistência, protegendo toda a coluna e as articulações”, afirma o fisioterapeuta Dr. Rodney Fortes, que atua na Metacorpus, em Curitiba.

Para o empresário Rubilar Barnechi, de 69 anos, praticante de Pilates há oito anos, o método o livrou de nova cirurgia. “Eu sofria de lombalgia crônica, o que originou um encurtamento dos músculos dos membros inferiores e, como consequência, tive de operar os meniscos. Além disso, sentia muitas dores e tinha limitação de movimentos. O Pilates foi a solução para o meu problema. Passei a conviver melhor com o meu corpo, ter menos ansiedade, mais força, flexibilidade e equilíbrio emocional. Evitei nova cirurgia e ganhei qualidade de vida”, comemora.

 

Fortalecimento global

Considerada uma das principais empresas especializadas no método Pilates, com ênfase no tratamento das patologias da coluna e realização de cursos e aulas em estúdios, a Metacorpus Studio de Pilates, iniciou sua trajetória na cidade do Rio de Janeiro, em 2002. Hoje, a empresa está presente em 15 capitais brasileiras.

Em Curitiba, atua há nove anos, desenvolvendo um trabalho com uma equipe de fisioterapeutas e educadores físicos com especialização nos métodos Pilates, Pilates Clínico, Pilates Avançado, Pilates para Gestantes no pré e pós-parto e Melhor Idade. “Buscamos a cada ano inovações no trabalho com o método Pilates, tanto no tratamento de patologias, como no auxílio à reabilitação de pacientes, para que tenham uma recuperação mais rápida e com menor risco de reincidência. Isso ocorre porque o corpo se fortalece de forma global, gerando estímulos para todas as articulações e fortalecendo todos os músculos”, acentua Rodney Fortes.

O atendimento é realizado com dois alunos por hora para cada profissional, visando maior cuidado e melhor correção dos movimentos de cada praticante. “Trabalhamos visando uma maior conscientização corporal, priorizando principalmente a respiração e o powerhouse (controle e estímulo de todos os músculos do abdômen, coluna lombar e assoalho pélvico), gerando uma melhor estabilidade do nosso corpo para evitar qualquer tipo de compensação”, acrescenta a fisioterapeuta Dra. Ingrid Machado, que atua no mesmo local.

A professora aposentada Maria Dantas Pinheiro da Silva, de 73 anos, pratica Pilates há sete anos e tem uma saúde de dar inveja. “Como sempre pratiquei atividade física, comecei a fazer Pilates para me manter saudável. Pilates melhora a postura e a flexibilidade, fortalece os músculos, me dá maior resistência na corrida… É uma ‘couraça’ que me protege de todas as maneiras”, ressalta a ex-professora que também pratica corrida e natação.

+ Saiba mais