• Última Edição:
Pesquisar

Compartilhe

Imprimir   

Bem-Estar    >>    Terapias alternativas

Alívio para as dores e para as pernas

por Lúcia Costa


       545 impressões


Técnicas manuais de fisioterapia através de aparelhos promovem o fim das dores e do inchaço nas pernas, causados pelo retorno venoso deficiente

Você tem dificuldade de locomoção, sente as pernas pesadas, inchaço e desconforto ao caminhar? É sinal de que pode estar retendo muito líquido no organismo, ou que seu retorno venoso está deficiente. Para sanar este problema, uma técnica inovadora e eficiente está devolvendo a saúde das pernas num piscar de olhos. Trata-se do equilíbrio vascular, que surgiu para complementar a técnica do realinhamento das fibras musculares (vibromassagem) desenvolvida pelo fisioterapeuta Dr. Daniel Gerimias, do Instituto Viver Sem Dor. Gerimias é o criador de técnicas manuais, que liberam as fáscias musculares, as tensões, reduzindo problemas articulares e aumentando a circulação, o retorno venoso e a revascularização.

A administradora Renate Scholl, de 47 anos, procurou o Viver Sem Dor para tratar dores. “Além de tratá-las, também descobri que o inchaço nas minhas pernas podia ser tratado com o equilíbrio vascular, que melhorou a circulação e eliminou a minha retenção de líquido”, relata a paciente. “Além de perder 12 kg, hoje posso fazer caminhadas e praticar pilates, meu sono melhorou; passei 100% do negativo para o positivo, pois o resultado foi fantástico para a minha qualidade de vida”, comemora.


Desbloqueando o fluxo sanguíneo

“Para dar sequência ao equilíbrio vascular, criamos um equipamento vibratório que estimula e ativa toda a circulação na região das pernas. As cãibras e contraturas musculares produzem uma estenose (estreitamento) nos vasos sanguíneos, prejudicando o retorno venoso, e dão origem a vários problemas nos membros inferiores”, acentua Dr. Daniel. 

Cada sessão do equilíbrio vascular dura em média uma hora, sendo que o paciente recebe primeiro a vibromassagem – uma terapia manual feita no sistema vascular com o uso de aparelho vibratório fixo na mão. Depois, permanece deitado por dez minutos em outro equipamento, em que pernas e braços ficam em posição vertical, sustentados por correias. Então, é iniciada a vibração, promovendo a ativação do retorno venoso e a liberação dos glomos – microestruturas que se encontram no interior das redes capilares.

Essas microestruturas, quando contraídas, bloqueiam o fluxo de sangue entre as arteríolas e as vênulas, dificultando o fluxo do retorno venoso. “Quando contraídos, os glomos dão origem a vários problemas nos membros inferiores, como retenção hídrica, dores, formigamento, cãibras, varicozes e até varizes.”, acentua o fisioterapeuta.  Segundo ele, quando os glomos estão descontraídos, o sangue flui diretamente da arteríola para a vênula. “O equilibrador vascular faz a movimentação de modo passivo e sem provocar cansaço ao paciente, apresentando resultados surpreendentes em casos de cãibras, inchaço, fadiga, peso, amortecimento e dores nas pernas”, completa. A técnica é recomendada para os pacientes de risco, até mesmo antes de uma viagem de avião, para evitar dores e inchaços na perna, além de uma trombose venosa profunda.

A empresária Marly Virmond Leone, de 76 anos, chegou ao consultório para tratar severas dores na coluna. Com a vibromassagem, melhorou o inchaço nas pernas e o equilíbrio vascular. “Já saí da primeira sessão completamente aliviada e o desinchaço nas pernas foi visível. Estou me sentindo renovada”, ressalta a paciente, que atualmente faz manutenção uma vez por mês.

O Viver Sem Dor  criou um programa de incentivo aos seus clientes e pacientes: “Troque a dor pela qualidade de vida”,  que conta com o trabalho dos fisioterapeutas do instituto e o apoio de personal training. A equipe atende em vários bairros de Curitiba, como Água Verde, Centro, Hugo Lange, Santa Felicidade e em cidades como Campo Largo, Araucária e Londrina.

Fechar [X]

INSTITUTO VIVER SEM DOR

Endereço: AV. SILVA JARDIM

Número: 3781

Bairro: AGUA VERDE

Cidade: CURITIBA

Telefone: 41 3244-2222


Artigos Relacionados

Compartilhe

Imprimir   

Corpore Digital


App Store Google play

Receba nossa Newsletter

Corpore nas Redes Sociais



Siga-nos:



Anuncie!

A Revista Corpore disponibiliza diversos espaços publicitários.