Bem Estar

Perfeccionismo é um dos maiores obstáculos na hora de dirigir

Medo de decepcionar o outro, de errar, de atrapalhar, de não ser perfeito. Se você se identificou com uma dessas características você é um (a) forte candidato (a) a ter Amaxofobia

Exclusivo Portal
A escravidão à perfeição é um dos principais obstáculos, especialmente para a mulher, na hora de pegar ao volante e pode ser uma das principais causas da Amaxofobia, o medo de dirigir. “As mulheres com perfil perfeccionista são as que mais me procuram”, revela a psicóloga Salete da Luz Coelho Martins, especialista em psicologia do trânsito e fundadora da Clínica-Escola Psicotran. “Apenas 2% das pessoas procuram a Clínica devido acidente automobilístico”, comenta.
“O trânsito cheio de personalidades diferentes, sem sinalização correta, muitas vezes caótico, é perturbador para essas mulheres. Qualquer buzinada de um motorista mais apressado faz com que elas fiquem preocupadas, queiram fazer tudo com muita rapidez, mais até do que o normal, porque acreditam que estão atrapalhando. Assim acabam errando, ficam irritadas, mais inseguras e aos poucos perdem até a vontade de dirigir. Nesta hora é preciso ter calma, agir com tranqüilidade, sem deixar se aborrecer por isso”, ressalta Salete. Segundo ela, para enfrentar situações como essa, a busca por ajuda especializada e/ou tratamento são necessários.
A psicóloga também conta que, por serem perfeccionistas, na hora de aprender a dirigir, ou para fazer companhia, quando se sentem inseguras, essas mulheres procuram sempre alguém que consideram um excelente motorista. “Em geral um homem. Aquele que está mais próximo, o marido, um irmão, e assim por diante. Só que alguns homens costumam ser machistas ao dirigir e muitas vezes acabam por fazer comentários que podem deixar a mulher ainda mais insegura, em especial aquelas com esse perfil, que são sensíveis a críticas”. Entre eles estão: Ainda não sabe isso? Você deixou o carro morrer mais uma vez? Volta para a autoescola. “Às vezes, esse tipo de comentário pode levar a mulher até mesmo a deixar de dirigir ou desistir de aprender.”

Na autoescola

Salete Coelho Martins lembra que a mulher perfeccionista pode encontrar algumas dificuldades em lidar com aqueles instrutores de autoescola mais críticos, e alerta: “Nesse caso, ela precisa se impor. Dizer para seu instrutor que está ali para aprender, que tem dificuldades de se expor na frente de estranhos e que vai precisar da ajuda dele”. Se isso não resolver o problema, o ideal é que ela mude de instrutor. “Em casos como esse um instrutor mais tranqüilo facilita o aprendizado, e por conseqüência a aprovação no teste do Detran, já que ela irá realizá-lo com mais tranqüilidade e segurança.”

Como saber se você tem Amaxofobia?

Se você fica remoendo por dias um erro, mesmo que pequeno, suas mãos ficam frias e úmidas, o coração acelera, a respiração fica ofegante e, além disso, tem sensação de angustia só em pensar em dirigir, ou procura qualquer desculpa para não usar o carro que está na garagem parado há um tempão, você é um (a) forte candidato (a) a ter Amaxofobia.

Como funciona o tratamento?

A paciente conhece técnicas da terapia comportamental para aprender a controlar as reações fisiológicas, tais como: taquicardia, tremor e tensão muscular, além de técnicas cognitivas para aprender a controlar pensamentos do tipo “não vou conseguir”.
+ Saiba mais