Bem Estar

Como é possível ler até 200 páginas em 20 minutos?

Método inovador ensina a leitura de forma veloz, melhorando a concentração, a retenção, o aprendizado e o êxito profissional

como-e-possivel-ler-200-paginas-em-20-minutos+pilbra

Você já pensou em desenvolver sua capacidade de analisar, interpretar, sintetizar e formular ideias próprias, estimulando o pensamento, a criatividade e a habilidade de estudar? Se você deseja crescer na vida pessoal e profissional, saber ler com eficiência é o primeiro passo rumo ao sucesso. Pessoas que adquirem o hábito de ler com facilidade e rapidez, assimilando o que leem, se desenvolvem social e culturalmente, evoluem intelectualmente por meio do conhecimento, melhoram como seres humanos, alcançam suas metas nos estudos e no trabalho. Enfim, conquistam o sucesso que almejam. Como fazer isso?

Muito simples: com um método inovador que está revolucionando o hábito da leitura – uma exigência do mercado na atualidade –, com o intuito de promover um maior nível cultural e intelectual das pessoas, tornando-as mais capazes no meio em que atuam e incentivando práticas de leitura independentemente da necessidade e interesse de cada indivíduo, sejam crianças, jovens ou adultos. Trata-se de um Programa Integral de Leitura desenvolvido pela Pilbra, companhia multinacional que já atua em vários países da Europa e América Latina, incluindo o Brasil. O programa que surgiu para facilitar a vida das pessoas no desempenho dos estudos e das funções profissionais.

Os benefícios da leitura vão além da imaginação e podem mudar a vida de uma pessoa.  O ato de ler exercita o cérebro, desenvolve a autoestima e o olhar crítico, promove a integração social, amplia horizontes, torna os profissionais mais capacitados e competentes, promove a aprendizagem das obras literárias, amplia o vocabulário e resgata a cidadania.

Para dar um apoio ao irmão que não gostava de ler, melhorar o hábito e aumentar a velocidade de leitura, o estudante João Guilherme Pereira Bento, de 15 anos, iniciou o método da Pilbra. “Fiz o teste em casa, lendo 120 palavras por minuto com 100% de compreensão, e hoje leio 9.360 por minuto com total compreensão. E é necessário ler apenas 2.000 para conquistar o certificado”, diz o jovem, que vai cursar o 3º ano do ensino médio. “Isso melhorou muito o meu desempenho nos estudos. Não preciso mais buscar resumos na internet e, com certeza, isso será muito importante para passar no vestibular e para a minha vida profissional”, afirma.

 

Benefícios do treinamento vertical

O programa da Pilbra estabelece uma nova visão, uma nova forma de ler, eliminando os maus hábitos de leitura, e amplia o campo de visão, fazendo com que a pessoa deixe de ler palavra por palavra para ler ideia por ideia. “Trata-se de um treinamento que possibilita a leitura na vertical e não na horizontal, propiciando velocidade. Desta forma, a leitura não é mais feita da esquerda para a direita, num ziguezague; os olhos são direcionados para o centro da frase, captando todo o contexto”, explica a diretora de relações públicas de Curitiba, Carla Gazapina.

Para o juramentista Leonardo Costa S. de Oliveira, de 32 anos, o programa interessou por ampliar o modo de leitura. “Achei o método muito interessante pela forma como aumenta a rapidez e a compreensão da leitura. Iniciei o programa lendo 240 palavras por minuto, com 100% de compreensão, e terminei lendo 2.480 com total compreensão. Hoje, além de ter agilizado a leitura de artigos científicos, melhorando meu desempenho no trabalho, consigo ler um livro por semana por lazer, retendo, com isso, mais informação e ainda sobrando tempo para relaxar com a família”, comemora.

 

Envolvendo a leitura na esfera do encantamento

Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na internet por diversão: o número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos e, segundo a pesquisa, enquanto 24% dos brasileiros leem no tempo livre, 85% costumam ver TV.

A pesquisa divulgada no ano passado revelou a seguinte queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões, registrado em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores, ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% neste período. Foram entrevistadas para a pesquisa 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros, entre 11 de junho e 3 de julho de 2011, e os entrevistadores classificaram como leitor quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).

As crianças e os adolescentes formam a maior parcela de leitores no país, graças à escola e também ao apoio fundamental da família. Quem lê menos são os adultos, e a principal razão disso é a falta de tempo e disponibilidade para dedicar algumas horas à leitura. Além disso, outra abordagem diz respeito a críticas ao papel da escola como formadora de leitores: as pessoas leem na escola e abandonam o hábito à medida que se afastam dela. O que talvez esteja faltando seja a capacidade de envolver a leitura não apenas na esfera da obrigação, e sim do encantamento. É o que o método Pilbra oferece.

“Antes de fazer o programa, eu tinha o problema de subvocalização, que é quando a pessoa lê e permanece com o conteúdo lido no pensamento, atrapalhando a sequência da leitura. Mas estímulo não faltou, pois minha mãe e minha avó são professoras. Quando iniciei, lia 144 palavras por minuto, com apenas 60% de compreensão, e terminei o método lendo 3.591 palavras por minuto com total compreensão”, relata a estudante Paula Adriane K. Kushla, de 15 anos. “Isso me ajudou muito nos estudos, na memorização para as provas e no curso de inglês. É muito gratificante ler com mais rapidez, retendo a informação, tanto que fiz a prova do ENEM e fui um dos 180 aprovados. Agora, a meta é o vestibular para fazer intercâmbio em outros países”, planeja a jovem.

 

Ferramenta diferenciada

“O diagnóstico de leitura realizado pela Pilbra permite que as pessoas fiquem sabendo qual é realmente o grau da sua capacidade de ler, considerando sua concentração, compreensão e retenção de palavras, para melhorar seu desempenho”, acentua Carla Gazapina. Ao corrigir maus hábitos de leitura, o praticante do método aprende a se concentrar, compreender e reter o conteúdo lido, o que repercute no seu bom rendimento na escola, faculdade ou mercado de trabalho. “O resultado é surpreendente, possibilitando a leitura de 200 páginas em 20 minutos, mas, claro, isso depende do conhecimento prévio do tema, domínio de vocabulário e formatação do texto”, afirma a diretora da Pilbra. O Programa Integral de Leitura desenvolvido pela Pilbra, com a supervisão de profissionais qualificados, serve como uma ferramenta diferenciada e imprescindível nos dias atuais tanto que já é oferecido até dentro de escolas e junto a empresas. Hoje, a velocidade com que a informação circula requer maior habilidade ao ler de estudantes e profissionais que acompanham esse ritmo e desejam conquistar espaço no mercado de trabalho.

Este aperfeiçoamento da leitura só é possível por tratar-se de um programa de desenvolvimento e treinamento – e não de um curso – com acompanhamento pedagógico e visando a eliminação de vícios de leitura.  Em uma hora por semana, durante quatro meses, o indivíduo, através de uma reprogramação visual, potencializa algo em si que não foi desenvolvido. O trabalho é realizado de forma personalizada, com no máximo sete alunos numa sala de aula, para melhor avaliação do rendimento individual, e o atendimento é feito por uma equipe de pedagogos e outros profissionais formados em linguística, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outras especialidades.

 

Que tal fazer um diagnóstico de leitura gratuito?

Os interessados podem fazer um diagnóstico de leitura gratuito até mesmo em casa. Basta agendar um horário e fazer um teste para ficar sabendo quais são seus vícios de leitura e o que precisa ser desenvolvido para uma leitura mais rápida, eficiente e com maior compreensão e retenção de palavras. Agende um horário, faça um teste gratuito e descubra os benefícios da leitura na sua vida pessoal e profissional! Acesse www.pilbra.com.br ou ligue para 3091-2100 / 3078-4707.

+ Saiba mais