Avanços da Medicina

A beleza vem de dentro

Através da desintoxicação e vitalização do organismo promove-se a saúde e a beleza das pessoas

a-beleza-vem-de-dentro+giane-galvao

A aparência do nosso corpo é formada por um conjunto de elementos que vão desde pele, cabelo, unhas, peso, até a composição da massa corpórea. Juntos eles refletem o estado da saúde física, mental e espiritual de cada um. ”A beleza é o resultado de um equilíbrio dinâmico do corpo, que começa de dentro para fora, pois a saúde de cada célula, tecido, órgão e sistema expressa a condição geral do organismo”, ressalta a médica Dra. Giane Galvão, especialista em nutrologia e clínica médica. De acordo com a especialista, a nossa imagem exterior está diretamente ligada ao funcionamento do organismo, que é o reflexo dos nossos valores de vida. “Até a capacidade de amar expressa a saúde. A verdadeira beleza não segue ‘padrões estéticos’, mas é a expressão original do amor”, afirma Dra. Giane. Segundo ela, a importância das coisas, ou seja, nossos valores correspondem ao tempo que estamos dispostos a investir neles, existindo uma proporção direta entre o tempo e a qualidade de vida que temos. ”A saúde é resultado de um bom relacionamento com o próximo, consigo mesmo e, principalmente, pela forma como nos relacionamos com Deus. Isso toma tempo e esforço e é a melhor expressão do amor. “Aprender a amar altruisticamente não é uma tarefa fácil, vai contra nossa natureza egoísta. É por isso que temos toda uma vida para aprender”, ressalta Dra. Giane, que como médica vem se dedicando integralmente à promoção de um novo conceito de saúde.

A empresária Rosângela Zandonato dos Santos, de 35 anos, experimentou os efeitos do tratamento. “Em apenas três meses de tratamento perdi 10 kg. Minha pele que parecia envelhecida recuperou o viço, fiquei com unhas e cabelos mais fortes e ainda aprendi a me alimentar de forma correta e a praticar atividade física, hábitos que eu não tinha. Hoje, faço musculação e pilates”, revela a paciente. Os exames detectaram que Rosângela tinha candidíase intestinal, glicose e colesterol altos e apresentava deficiências nutricionais importantes. “O tratamento me devolveu a disposição, meu sono é mais tranquilo, não tenho mais enxaqueca, sinusite e dores pelo corpo, além de estar mais bonita. Fiquei até mais vaidosa, com a autoestima lá em cima. Acordo todos os dias com vontade de me arrumar e usar uma roupa diferente. Me sinto uma outra mulher”, comemora.

A beleza certamente está associada à vitalidade e disposição, e deve resultar de uma boa nutrição e bons hábitos de vida. Os alimentos que ingerimos têm relação direta com nossa saúde e bem-estar. “As vitaminas e minerais com efeitos antioxidantes, por exemplo, são capazes de proteger nosso corpo dos males provocados pelos radicais livres e auxiliar na preservação e revitalização da pele e dos tecidos em geral. Eles são fundamentais para prevenir o envelhecimento e melhorar a aparência. Já a prática diária de atividade física acelera o metabolismo e fortalece o sistema cardiovascular, mantendo o corpo em forma”, enfatiza a médica. A nutrologia é a especialidade médica que deve englobar todos estes fatores, além de estudar os benefícios e malefícios causados por ‘hábitos alimentares e estilos de vida’.

“A ingestão de nutrientes (componentes dos alimentos que escolhemos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), indispensáveis para a realização das funções vitais, e a capacidade absortiva do intestino, proveniente de uma flora intestinal saudável, são fatores determinantes no equilíbrio das funções orgânicas”, destaca Dra. Giane. “É a avaliação do estado metabólico de cada pessoa que indica a sua necessidade terapêutica. Através do histórico clínico e perfil bioquímico, analisamos a fisiopatologia de cada pessoa, instaurando um tratamento adequado e adaptado às necessidades individuais, que não só trata as patologias, mas também objetiva reduzir futuros riscos de doenças, restaurando, prevenindo e promovendo uma fisiologia saudável”, explica a especialista.

 

Restaurando a saúde, a beleza e o bom humor

Embora já tivesse procurado outros tratamentos, a analista-financeira Ariadne Fanton de Siqueira, de 37 anos, estava se sentindo muito cansada e tinha enxaquecas insuportáveis. “Sabendo que o intestino é considerado por ‘alguns’ o ‘nosso segundo cérebro’, resolvi cuidar do meu e encontrei a solução para os problemas”, salienta a paciente. Ao tratar o desequilíbrio da flora intestinal (disbiose) diagnosticada através dos exames, além de regularizar sua tireoide e uma disglicemia (desequilíbrio do açúcar no sangue), o tratamento permitiu que Ariadne se sentisse hoje uma nova mulher. “Perdi 6 kg em menos de três meses. Estou mais disposta e mais equilibrada física e emocionalmente”, acentua. A paciente diz ter recuperado a saúde, a beleza e o bom humor: “meu cabelo parou de cair e a minha pele, que já era boa, ficou ainda melhor. Estou mais saudável e radiante! Fiquei mais bonita, pois o tratamento me tornou mais aberta para a vida”.

“O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças relacionadas aos desequilíbrios nutricionais, nos permitem diagnosticar, prevenir e tratar atuando na promoção da saúde, da vitalidade, da longevidade e da qualidade de vida”, salienta Dra. Giane. O tratamento realizado pela nutróloga é baseado na desintoxicação e vitalização do organismo, e tem como resultado a boa forma e o bem-estar geral.

De acordo com a médica, por trás dos mais variados sintomas, como sobrepeso, obesidade, problemas dermatológicos, fadiga, estresse, entre outros, estão os distúrbios gastrointestinais. “A disbiose (desequilíbrio da flora bacteriana intestinal e as parasitoses crônicas de diversas classes de micro-organismos) dificulta a absorção de nutrientes, ocasionando déficits nutricionais importantes (de vitaminas, minerais e aminoácidos), que resultam nas mais variadas doenças”, explica a especialista.

A estudante Bárbara Gomes P. Painhas, de 19 anos, não conseguia emagrecer nem mesmo com dietas e frequentando academia. “Descobri que tinha candidíase intestinal, hipotiroidismo subclínico e outras carências nutricionais. Em três meses de tratamento já perdi 10 kg, durmo melhor, tenho muito mais vontade de fazer as coisas, melhorou meu humor e a minha memória, o que refletiu no meu rendimento na faculdade”, relata a jovem, que ganhou autoestima. “Minha vida mudou. Estou mais alegre, mais bonita e até passei a cuidar melhor da pele, cabelo e da minha aparência”, comemora. A especialista adverte que, além do ganho de peso, os sintomas mais comuns gerados por esses distúrbios são as compulsões alimentares, dermatites, micoses nas unhas, cansaço, fadiga e até alterações do humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade, que tendem a evoluir para estabilização de doenças crônicas.

O interior reflete oexterior. A qualidade de vida estáO tratamento realizado na Nutrologia & Nutrição Clínicas Médicas tem por objetivo promover a fisiologia saudável através da desintoxicação e vitalização do organismo. Tem uma duração padrão de 10 a 20 semanas de acompanhamento e é composto de manipulações individualizadas de ingestão oral, contendo basicamente fitoterápicos, agentes pró e pré-bióticos, vitaminas, minerais e aminoácidos, além de antimicrobianos aliados a uma aplicação semanal de suplementação nutricional endovenosa e intramuscular.

As  manipulações orais são compostos por antimicrobianos, lactobacillus e FOS (frutooligossacarídeos) que equilibram o ecossistema intestinal, enquanto os fitoterápicos ativam a função hepática e o trânsito intestinal, que atuam basicamente, na desintoxicação. Já as suplementações nutricionais endovenosas e intramusculares são compostas de vitaminas, minerais e aminoácidos, que promovem a vitalização de forma imediata, ativando o metabolismo, visto que são co-fatores bioquímicos catalizadores de reações orgânicas. A grande vantagem deste tratamento é que ele é isento de anorexígenos, anfetaminas e outras drogas que causam danos à saúde.

Já são 10 anos de trabalho alcançando resultados surpreendentes graças ao desenvolvimento de um conjunto de procedimentos padronizados de diagnóstico e tratamento individualizados, que objetivam a prevenção, manutenção e a promoção da saúde. “Nossa missão está em promover um novo conceito de saúde, criando a consciência de que a qualidade de vida está dentro de cada um de nós. É nesta orientação que temos conduzido todos os nossos pacientes. E em tudo, o mais importante é o amor, pois: ‘(…) não importa o que eu diga, creia ou faça; sem amor eu nada seria (…)´, I Co 13”, conclui a médica.

+ Saiba mais