Arquivo do Tema-semana do mês Junho/2015

Medicina

Dor no joelho

Saiba quais as causas, os sintomas e queixas mais comuns, o diagnóstico e as formas de tratamento

Não temos dúvida de que o joelho é a maior articulação do nosso corpo, suporta praticamente todo o nosso peso e, segundo o Dr. Adriano Karpstein, especialista em Ortopedia, Medicina Esportiva e cirurgia de joelho, é o centro de uma poderosa alavanca que transmite as forças geradas pelos músculos ao seu redor e, portanto, mais vulnerável às lesões e diversas doenças que afetam direta ou indiretamente os joelhos.

Causas da dor no joelho

A dor no joelho geralmente é causada pelo uso excessivo ou mau uso das articulações como:

  • Rompimento (de ligamentos ou meniscos),
  • Distensões ou entorces,
  • Luxação patelar
  • Outras lesões como síndrome da banda iliotibial.

Diversas doenças diretas como artrites, bursites, tendinites ou outras infecções na articulação, ou indiretas como lúpus podem também causar dores nos joelhos.

 

Sintomas – Inchaço, crepitações e falseios nos joelhos

O Dr. Adriano explica que não é normal o joelho inchar, apresentar crepitações ou estalidos fortes e nem a sensação de falseios, percepção de que alguma coisa saiu do lugar ao usar o joelho. Pior ainda quando somados a dor no joelho. “Esses sintomas isolados ou em conjunto, muitas vezes negligenciados pela maioria das pessoas, indicam a presença de uma patologia que, quando diagnosticada e tratada precocemente, pode evitar transtornos futuros”, afirma o especialista.

Joelho inchado – pode estar ou não associado com outros sintomas como dor no joelho, crepitação, falseios e até febre. Dr. Adriano Karpstein revela que o inchaço no joelho significa que alguma coisa não está bem dentro da articulação. “O acúmulo de líquido intra-articular, que pode ser líquido sinovial, sangue, pus ou uma mistura deles, é chamado popularmente de água no joelho. Porém, o termo médico é derrame articular. O mais comum é causado por uma lesão de menisco ou de cartilagem”.

É importante lembrar que apesar de comuns, quadros de derrame articular devem ser rapidamente tratados para que não se inicie o processo de degeneração articular.

As causas mais comuns de derrame articular do joelho são lesões de menisco, lesões da cartilagem, contusões, fraturas, infecções e processos reumáticos.

Falseio do joelho – você já teve a sensação de que o seu joelho falhou, de que alguma coisa saiu do lugar ou então uma sensação de instabilidade articular? Isso é chamado de falseios, que também podem estar associados à dor no joelho, inchaço e crepitações. Não é comum isso acontecer, então fique atento e procure um ortopedista.

As causas mais comuns de falseios do joelho são lesões do ligamento cruzado anterior, lesões dos meniscos, lesões da cartilagem articular e lesões da articulação patelo-femoral.

Estalidos no joelho – o famoso barulho no joelho, chamado de crepitação articular, geralmente aparece quando a pessoa faz algum esforço, como subir e descer escadas, agachar, ajoelhar, correr e até mesmo ao caminhar. Dr. Adriano Karpstein explica que pequenas crepitações são normais, porém os ruídos de maior intensidade geralmente estão relacionados a problemas intra-articulares.

As causas mais comuns de estalidos no joelho são artrose, lesões de cartilagem, lesões dos meniscos, sinovite / plicas sinoviais, corpos livres, bursites ou tenossinovites.

 

Queixas mais comuns

Uma das queixas mais comuns é a dor no joelho ao agachar, o que pode ser resultado de uma lesão no joelho. A primeira reação de uma lesão é o inchaço, resultado da inflamação na articulação.

As causas mais comuns da dor no joelho ao agachar são distensão nos tendões, problemas na cartilagem, osteoartrite, quebra ou deslocamento de ossos e lesões por sobrepeso.

No público feminino, as queixas mais comuns são de dores nos joelhos relacionadas às atividades diárias ou à prática de exercícios físicos.

Diferentemente das mulheres, as reclamações dos homens se devem a lesões ocorridas durante a prática de esportes, principalmente durante as partidas de futebol.

 

Diagnóstico e Tratamento para dor no joelho

Ao menor desconforto ou dor no joelho, é importante que se procure imediatamente um ortopedista especialista em joelho. Só ele poderá examiná-lo detalhadamente e solicitar todos os exames necessários para descobrir a causa e indicar o tratamento correto. Dr. Adriano Karpstein revela que situações de infecção, por exemplo, podem destruir a articulação em poucas horas se não forem tratadas corretamente e a tempo. Então, evite grandes transtorno no futuro e procure um médico.


Tire suas dúvidas 

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você fazer suas perguntas aqui no blog que nós e o dr. Adriano Karpstein respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)

Nossa Fanpage

Newsletter