Arquivo do Tema-semana do mês Agosto/2014

Beleza e Estética

Manchas na Pele

Conheça os tipos mais comuns e quais os tratamentos mais adequados para amenizá-las

A rotina cotidiana causa danos à saúde da pele, resultando em problemas como envelhecimento natural, flacidez facial, manchas na pele devido ao excesso de exposição solar, alterações hormonais, marcas de acnes e senis – que acabam por prejudicar o bem-estar e a beleza da pele.

Tipos de mancha na pele (e suas causas)

            Segundo Daniele Florencio, especialista em estética e diretora da Vitaclin, apesar de terem aparência semelhante, as manchas na pele tem origem, causas e localizações diferentes, importantes para se identificar o melhor tratamento.

Sardas – Geralmente causadas por herança genética, as sardas costumam aparecer em pessoas que possuem a pele bem clara em locais como rosto, costas, colo e ombros de forma bem característica e não costumam precisar de tratamento, apesar de ser possível o clareamento.

Manchas senis – São manchas na pele normalmente causadas pelo efeito cumulativo do sol com o passar dos anos em regiões como no rosto, pescoço, mãos e braços.  Costumam aparecer somente a partir dos 40 anos, porém de acordo com a exposição solar e dos cuidados com a pele nesse período podem aparecer antes. ­

Manchas de acne – São causadas por hipercromia pós-inflamatória devido à manipulação de lesões de acne e geralmente podem ser agravadas pela exposição solar, ocasionando manchas na pele escurecidas no local.

Manchas por contato (Fitofotodermatose) – Podem ocorrer pelo contato com substâncias fotosensibilizantes e posterior exposição ao sol como com frutas cítricas (limão, laranja e demais frutas ácidas), e também alguns perfumes e certos tipos de plantas.

Melasmas – São manchas na pele que podem existir em 3 níveis: superficial, profundo ou misto. São manchas acastanhadas localizadas geralmente no rosto, ocasionadas pelo aumento de melanina na pele, seja devido a alterações hormonais (como na gravidez ou uso de anticoncepcionais) e a exposição ao sol ou luz intensa.

Manchas de Gravidez (cloasmas) – Causadas pela alteração hormonal no período gestacional que estimula a formação de melanina, juntamente com a exposição solar, tendência genética e/ou racial são as manchas na pele mais difíceis de serem tratadas e nem sempre desaparecem após a gravidez.

 

Como retirar ou amenizar manchas na pele­­­­

Atualmente existem diversas opções de procedimentos que podem amenizar as manchas na pele avaliadas através do tipo e profundidade da mancha.”São técnicas especializadas destinadas a redução de tais problemas, com alternativas estruturadas para cada caso. Os peelings são os tratamentos mais procurados, porém muitas vezes são necessários outros tratamentos em conjunto ou de tecnologia mais avançada para obtenção de bons resultados em alguns casos”, afirma Daniele Florencio.

Para o tratamento de manchas na pele podem ser utilizados cremes e substâncias clareadoras geralmente após avaliação com o profissional responsável. Já o peeling realiza a descamação das camadas superficiais da pele, trazendo regeneração e renovação celular. O tratamento divide-se em categorias: superficiais, médios e profundos, sendo que os superficiais são os mais pedidos e utilizados na estética. Daniele pontuou quais são os peelings recomendados para cada situação:

 

  • Melhora da textura da pele: os peelings mais indicados são os de diamante e de cristal, além de peelings químicos como o acetilsalicílico, retinóico e até o glicólico. Outro destaque destes procedimentos é o fato de auxiliarem na remoção de lesões superficiais;
  • Para lesões mais profundas: em casos mais graves, os tratamentos ideais são o de luz intensa pulsada e peelings mais profundos – que podem trazer a obtenção de resultados mais eficazes.

É importante ressaltar que a definição do melhor tratamento para cada caso deve ser indicado por um profissional de estética, que após avaliação apontará qual o procedimento a ser realizado ou até encaminhá-lo a um médico dermatologista ou especializado em medicina estética.

Nossa Fanpage

Newsletter